Golpe de 2016 aumentou a desigualdade entre os muito ricos e a população do Brasil

O golpe parlamentar de 2016, que levou Michel Temer ao poder, aumentou a diferença entre os muito ricos o resto da população no Brasil. O muito ricos firam mais ricos e a classe média e os de baixa renda ficaram mais pobres.

Segundo números publicados hoje pelo jornal Valor Econômico, a fortuna dos brasileiros mais ricos cresceu 10,3% e estava em 1,4 trilhão de dólares no final de 2016. A estimativa é do Boston Consulting Group (BCG).

O jornal compara que de 2014 para 2015, esse mesmo índice havia caído em dólar em termos reais. Os valores referem-se ao patrimônio financeiro dos mais ricos no Brasil, pessoas com patrimônio de 250 mil dólares até indivíduos ou famílias que têm mais de 100 milhões de dólares aplicados.

Como não existe coincidência em economia, no Brasil as fortunas dos mais ricos voltou a crescer após a queda da presidente Dilma, afastada em maio de 2016. Como já demonstrado em diversos países, na “crise” e com políticas neoliberais, as elites financeiras aumentam seus rendimentos.

No Brasil, a política econômica, que já tinha mudado no começo do segundo mandato de Dilma, aumentou ainda mais a concentração de renda e as fortunas. Para a população mais pobre, cresceu o desemprego e caíram os rendimentos. (Da Fórum, edição Carta Campinas)

Recent Posts

Itaipu se transformou em um ecossistema de pesquisas em energias renováveis

(foto tânia rego - ag brasil) O reservatório de água da usina de Itaipu, na…

10 hours ago

Sucesso de Dias Gomes na TV, O Bem Amado vira musical com apresentação em Campinas

(imagem divulgação) O musical “Nos Passos do Bem Amado” será apresentado no Centro de Convivência…

16 hours ago

João Machado, o fotógrafo do sertão, apresenta seu trabalho autoral em bate-papo no NuFCa

(fotos joão machado) Na próxima quinta-feira, 23 de abril, às 20h, o Núcleo de Fotografia…

2 days ago

Roda com o Clube de Campinas e convidados comemora o Dia Nacional do Choro

(foto marcia piccin - divulgação) O Dia Nacional do Choro é comemorado nesta quinta-feira, 23…

2 days ago

‘Brace’, do coreógrafo e bailarino moçambicano Edivaldo Ernesto, chega a Campinas

(foto acervo pessoal) O Teatro do Sesc Campinas recebe nesta quarta-feira, dia 22 de abril,…

2 days ago

Festival celebra a criatividade e a inovação que nascem nas periferias

(foto leo souza - divulgação) Campinas recebe nesta terça-feira, 21 de abril, a quarta edição…

2 days ago