As seis partes da mostra: Autorretrato, Família, Dor, Natureza, Diego e Paris abordam a obra e a vida da artista com formas lúdicas e sensoriais. “É uma exposição interativa, onde as pessoas não só olham, mas interagem o tempo inteiro e convidam as famílias a interagir também. É interessante analisar como cada família busca aproveitar o espaço de diferentes maneiras, que não só observando”, observa Thiago Martins, sócio da Bacuri Cultural, produtora responsável por trazer a exposição a São Paulo.
Desde a infância, a trajetória da artista é marcada pela dor. Primeiro ao ter poliomelite, que a deixou com uma deficiência no pé que a fazia mancar. Depois, aos 18 anos, em um acidente de trânsito que a deixou imóvel por muito tempo. Para trabalhar essas questões, o eixo Frida e a Dor traz elementos que permitem ao visitante, por exemplo, deitar em uma cama como a em que a artista ficou após o acidente. “Ao deitar, se ver no espelho e desenhar, você consegue imaginar como foi passar tanto tempo na mesma posição. Mesmo assim ela conseguia através da arte se expressar”, desraca Martins.
O eixo Frida e Família, por sua vez, traz a árvore genealógica da pintora, permitindo que a criança pense sobre as origens dela. No eixo sobre autorretratos, o visitante é convidado a criar “sua” Casa Azul, onde Frida morou em diversas fases da vida. Para pensar sobre a natureza e o contato frequente de Frida com animais e plantas, há um espaço para identificar animais por meio de reprodução sonora. O pintor Diego Rivera, grande amor de Frida, tem uma estação especial na mostra. E o eixo Frida e Paris, por fim, explora um universo surrealista.
Informações
A exposição já passou pela França, México, Inglaterra e Rio de Janeiro. Em São Paulo desde março, a mostra fica aberta até o dia 29 de julho, de segunda a sábado, das 10h30 às 18h30. Os ingressos custam entre R$ 12 e R$ 30 e podem ser comprados antecipadamente no site da empresa Ingresso Rápido ou no balcão de vendas na Unibes Cultural, de segunda a sábado, das 10h às 19h. Às segundas-feiras, a entrada na exposição é gratuita, mas é preciso adquirir ingresso antecipado também pelo site. Aos sábados, é possível participar de oficina arte educativa sobre obra e a vida de Frida Kahlo. As vagas são limitadas. (Camila Maciel/Agência Brasil)
(foto carlos moura -stf) O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), tentou omitir…
(foto reprodução ICL) Uma reportagem de Alice Maciel do ICL notícias revelou que uma empresa…
"Câmera Obscura", vídeo de Bruno Fernandes (foto divulgação) O que fica depois que a tela…
(foto eduardo carvalho meira de vasconcellos - divulgação) Movimento cultural que marcou o Brasil nos…
(imagem reprodução) Apesar de todas as revelações da relação do senador e candidato à Presidência…
(foto rodrigo argenton - wikimedia commons - ciência ufpr) Com 4,15 metros de altura por…