Depoimento sobre amamentação: um verdadeiro privilégio

Por Anna Carolina Cardoso

Um verdadeiro privilégio poder dividir esse momento que considero um dos mais importantes da minha vida e o mais sublime na vida de uma mulher.

Realizei um sonho ao me tornar mãe, mas quando engravidei junto com a felicidade maior do mundo, vieram os receios, medos e insegurança e o principal deles era a amamentação.

Tinha muito medo de não poder amamentar, pois tenho silicone e só pensava que poderia afetar. Mas meus médicos me tranquilizaram que eu poderia sim amamentar. A partir comecei a ler sobre assunto, agora não só como nutricionista mas como mãe também, li relatos, blogs, conversei com amigas, minha mãe, minha médica que sempre me incentivaram e me prepararam positivamente para amamentar meu Joaquim.

Sou mãe solo, o que poderia deixar meu psicológico mais abalado mas minha família foi meu porto seguro, uma bênção nessa fase de preparação pra chegada do bebê e até nos primeiros meses da amamentação. Todos pensam, assim que nascer o bebê já vai se encaixar direitinho e sair mamando lindamente, mas não é bem assim.

Tive dificuldades embora todo apoio das amigas e família, as primeiras mamadas o Joaquim não pegava corretamente e sugava tão forte que doía. Mas com o tempo fomos entrando numa sintonia tão boa e mesmo com dor eu não desisti, pois queria muito alimentá-lo, sentir essa sensação única que retrata muito do que é ser mãe.

Graças à Deus não tive rachaduras, nem machucados, só empedrou algumas vezes, mas nada que uma boa mamada não resolvesse.  Depois de toda fase difícil, foi só alegria esse nosso momento, tão prazeroso estar ali com ele, quantas noites em claro, quanto cansaço, quantos banhos não tomados, quanta ansiedade, quantos pratos frios de comida, quantos dias inteiros de pijama, quanto amor dedicado somente pra ele, pra ver ele crescendo forte, saudável, ganhando peso e crescendo tão lindo.

E aqui estamos ainda, firmes e fortes na amamentação prolongada, são 3 anos e 7 meses de amor líquido. Me sinto forte, transformada, realizada e muito orgulhosa de mim mesma. E confesso que nem penso, nem imagino um desmame por aqui tão cedo. Sei como ele ama mamar e eu também amo amamentar e enquanto estiver bom pra nós dois, continuaremos assim.

Mamães uma dica: se informem, busquem ajuda, apoio, não desistam porque esse momento é mágico, ver aquela carinha te admirando, sentir aquele carinho, sentir coraçãozinho batendo junto ao teu e ver como crescem por nossa causa, isso não tem nada que pague. Só agradeço por ter conseguido chegar aonde cheguei, e hoje pra mim não tem momento tão nosso, tão repleto de amor quanto esse.

Veja mais sobre Semana Mundial da Amamentação

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

2 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

8 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

18 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago