Por Maria Thereza Beker
Dei chupeta e ordenhava o colostro e oferecia em copo. Com a descida do leite, tive peitos empedrados e quase uma mastite. Pedi ajuda ao banco de leite e com muita paciência, consegui a pega com mais de 15 dias de vida.
Aos 7 meses de vida dela, voltei a trabalhar. Inseri mamadeira com leite artificial (LA). Meu leite começou a produzir menos e ela não se interessou mais – teve confusão de bico e fluxo. Aconteceu o desmame precoce.
Aos 9 meses ela apresentou alergia ao leite e a cura veio só com seus 2 anos de vida. Segunda gravidez em 2016. Queria fazer diferente. Tive parto natural, hora de ouro e uma pega perfeita.
Bebe com 4 Kg ao nascer se mantendo somente no leite materno (LM). Tive ductos entupidos, dores de agulhamento e empedramento. Superei a dor e a fase. Amamentei exclusivamente até o 6 meses sem bicos artificiais. Voltei a trabalhar e bebe com 8 meses, se mantendo somente no leite materno.
Ordenho o leite para mandar para a escola e continuar estimulando. Surpresa de 2017, terceira gravidez. Estou com bicos sensíveis, enjoos e indisposição. Mantenho a amamentação em LD (livre demanda), inclusive noturna. Desafio é manter a amamentação até final da gestação e ter os 2 bebês mamando.
Veja mais depoimentos e sobre a Semana Mundial da Alimentação.
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…