Depoimento sobre amamentação: dificuldades logo após o parto

Por Maria Thereza Beker

Em 2012, chegada da primeira filha. Parto cesárea, não tive a “hora de ouro” e foram horas de separação. Resultado: bebe sem pega no peito.

Dei chupeta e ordenhava o colostro e oferecia em copo. Com a descida do leite, tive peitos empedrados e quase uma mastite. Pedi ajuda ao banco de leite e com muita paciência, consegui a pega com mais de 15 dias de vida.

Aos 7 meses de vida dela, voltei a trabalhar. Inseri mamadeira com leite artificial (LA). Meu leite começou a produzir menos e ela não se interessou mais – teve confusão de bico e fluxo. Aconteceu o desmame precoce.

Aos 9 meses ela apresentou alergia ao leite e a cura veio só com seus 2 anos de vida. Segunda gravidez em 2016. Queria fazer diferente. Tive parto natural, hora de ouro e uma pega perfeita.

Bebe com 4 Kg ao nascer se mantendo somente no leite materno (LM). Tive ductos entupidos, dores de agulhamento e empedramento. Superei a dor e a fase. Amamentei exclusivamente até o 6 meses sem bicos artificiais. Voltei a trabalhar e bebe com 8 meses, se mantendo somente no leite materno.

Ordenho o leite para mandar para a escola e continuar estimulando. Surpresa de 2017, terceira gravidez. Estou com bicos sensíveis, enjoos e indisposição. Mantenho a amamentação em LD (livre demanda), inclusive noturna. Desafio é manter a amamentação até final da gestação e ter os 2 bebês mamando.

Veja mais depoimentos e sobre a Semana Mundial da Alimentação.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

2 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

8 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

18 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago