45 deputados dizem ter coragem de barrar denúncia dos crimes de Temer, revela pesquisa

Em pesquisa Datafolha, apenas 45 deputados tiveram a coragem de assumir a defesa de Michel Temer -Antes da delação da JBS o governo Temer contava com amplo apoio na Câmara dos Deputados, somando 413 dos 513 parlamentares. Em apenas dez dias após o escândalo estourar, 4 partidos passaram a fazer oposição: PSB, PPS, PTN e PHS que, juntos, somam 66 deputados na casa.

Com o agravamento da crise política a base governista segue incerta. Pelo menos é isso que aponta um levantamento da Folha de S.Paulo que entrou em contato com cada um dos 513 deputados da Casa para saber quantos deles estarão do lado de Temer não dando aval para que a Câmara receba e julgue a denúncia criminal feita pela Procuradoria-Geral da República (PRG), onde acusa o peemedebista de receber uma mala de R$ 500 mil de propina da JBS, além de promessa de R$ 38 milhões.

Segundo o jornal, apenas 45 deputados responderam que vão votar contra a aceitação da denúncia, enquanto Temer precisaria de apoio de pelo menos 172 deputados. Por outro lado, 130 parlamentares declararam que vão votar pela continuidade das investigações, 212 a menos do que o necessário para que a denúncia seja aceita no plenário. Outros 57 não quiseram se posicionar, e 112 ainda não sabem como vão votar, alguns aguardando a decisão da liderança partidária, somando, portanto 269 que ainda não se decidiram.

No próprio partido do presidente, PMDB, 18 se declararam contrários ao prosseguimento da denúncia, e 18 afirmaram não terem se posicionado ainda. No DEM, partido da base aliada, nenhum deputado se posicionou e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ) disse que não irá votar. A reportagem também destaca que 168 parlamentares que foram repetidamente procurados pela Folha por telefonemas e e-mails, não deram nenhuma resposta. (Do GGN)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

14 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

20 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago