Petroleiros fazem greve de 48h por mais segurança na refinaria da Petrobras em Paulínia

Os petroleiros da refinaria da Petrobras de Paulínia (Replan) iniciam na madrugada desta sexta-feira (23) uma greve de 48 horas contra a redução do efetivo mínimo nas áreas operacionais. Na tarde desta segunda-feira (19), a Replan, em Paulínia, acabou com nove postos de trabalho no turno das 15h30.

De acordo com os trabalhadores, a medida tomada pela direção da refinaria agrava ainda mais a situação de insegurança no Sistema Petrobrás, já que o trabalho já acontece com o efetivo no limite.

A greve foi aprovada pelos trabalhadores, em assembleias realizadas nas unidades do Sindicato (foto), entre os dias 4 e 18 de abril, caso as mudanças de efetivo fossem implementadas.

Os trabalhadores da Refinaria de Paulínia também iniciaram, nesta segunda-feira, vigília controlada – procedimento organizado para que os operadores possam usar o “Direito de Recusa”.

Na vigília controlada, os trabalhadores realizam a passagem do turno e o grupo que inicia a jornada opera a refinaria normalmente. Como não há trabalhadores suficientes para render o grupo inteiro, a outra equipe permanece dentro da unidade para garantir o efetivo mínimo atual. “A partir do momento em que o número mínimo foi reduzido arbitrariamente, nós vamos operar com dois grupos dentro da refinaria. É uma ação necessária para assegurar que nenhum setor da refinaria fique desfalcado, devido aos cortes”, afirma o diretor do Sindicato, Arthur Bob Ragusa.

Segundo ele, a vigília só será interrompida se a empresa aceitar as condições estabelecidas no ofício, que a direção sindical enviou na tarde de hoje ao gerente geral da refinaria. O documento propõe um calendário para a apresentação da metodologia do estudo de reestruturação do efetivo mínimo, elaborado pela Petrobrás.

“Entendemos que a concordância com nosso ofício significa restabelecer o efetivo. Para suspendermos a vigília, a empresa tem que voltar com o número mínimo anterior e abrir um processo de negociação”, avisa o dirigente.

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

23 hours ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

23 hours ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

24 hours ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

1 day ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

1 day ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

1 day ago