Mostra Cinema e Reflexão apresenta ciclo ‘Mulheres’, com curadoria de Marina Person

Durante o mês de junho, o CineCpfl apresenta, dentro da Mostra Cinema e Reflexão, o ciclo “Mulheres”, que tem como curadora convidada a cineasta e apresentadora Marina Person.

A Mostra reúne filmes de formatos diversos nos quais são abordados diferentes questões que atingem o universo feminino, como violência, desejo, sonhos, preconceito e diferenças sociais. Um dos destaques da programação é a sessão do realizador que acontece no dia 14/06, às 19h, e traz a pré-estreia de “No Vazio da Noite”, de Cristiano Burlan, com presença do diretor Cristiano Burlan e do ator Mário Bortolotto.

As sessões ocorrem na sala Umuarama, no Instituto CPFL. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso a partir das 18h (2 ingressos por pessoa).

Veja abaixo mais detalhes da programação. Mais informações no SITE do Instituto CPFL.

07/06 | qua | 19h
Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho
(Brasil, 2007, 103 min, livre)
Em 2006, atendendo a um anúncio de jornal, 23 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. Três meses depois, várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres, borrando as tênues linhas que separam a realidade da ficção. Com participações de Marília Pêra, Fernanda Torres e Andrea Beltrão.

08/06 | qui | 19h
Estrelas Além do Tempo, de Theodore Melfi
(“Hidden Figures”, EUA, 2013, 127 min, livre)

Com Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe e Kevin Costner. Em 1961, em plena Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética disputam a supremacia na corrida espacial ao mesmo tempo em que a sociedade norte-americana lida com uma profunda cisão racial, entre brancos e negros. Tal situação é refletida também na NASA, a agência espacial dos EUA, onde um grupo de funcionárias negras é obrigada a trabalhar à parte. É lá que estão Katherine, Dorothy e Mary, grandes amigas que, além de provar sua competência dia após dia, precisam lidar com o preconceito arraigado para que consigam ascender na hierarquia da NASA.

sessão do realizador
pré-estreia, com presença do diretor Cristiano Burlan e do ator Mário Bortolotto
14/06 | qua | 19h
No Vazio da Noite, de Cristiano Burlan
(Brasil, 2016, 80 min, 12 anos)
Com Henrique Zanoni, Mário Bortolotto, Jean-Claude Bernardet, Gustavo Canovas e Rodrigo Sanches. Atormentado pelos pensamentos que a insônia lhe provoca e que o conduz a uma vertiginosa viagem noite adentro, um homem vagueia pelas veredas de uma metrópole num caminho sem volta.

15/06 | qui | 19h
A Hora da Estrela, de Suzana Amaral
(Brasil, 1985, 96 min, 12 anos)
Com Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Umberto Magnani, Dirce Militello e Fernanda Montenegro. Baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, o filme focaliza Macabéa, uma imigrante nordestina que vive na cidade de São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma, vive em uma pensão miserável e não tem ambições, apesar de querer ter um namorado. Um dia ela conhece um operário metalúrgico, com quem inicia namoro – só que Glória, sua colega de trabalho, tem outros planos.

21/06 | qua | 19h
Dois Dias, Uma Noite, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
(“Deux Jours, Une Nuit”, Bélgica, 2014, 95 min, 12 anos)
Com Marion Cotillard, Fabrizio Rongione e Catherine Salée. Na Bélgica, mulher afastada do trabalho por depressão descobre ao retornar que seus colegas aceitaram receber um bônus salarial no lugar de sua vaga. Com a ajuda de seu marido, ela tem apenas um final de semana para convencê-los a mudar de ideia, e assim manter seu emprego.

22/06 | qui | 19h
Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
(Brasil, 2015, 114 min, 12 anos)
Com Regina Casé, Camila Márdila, Michael Joelsas, Karina Teles e Lourenço Mutarelli. A história focaliza uma jovem nordestina que, para prestar exames vestibulares, vai a São Paulo, onde sua mãe trabalha como babá e empregada doméstica, morando na casa dos patrões há mais de uma década. Mas a garota não vai aceitar a separação de classes e posições impostas no lugar.

28/06 | qua | 19h
Paulina, de Santiago Mitre
(“La Patota”, Argentina, 2015, 103 min, 16 anos)
Com Dolores Fonzi, Oscar Martinez e Esteban Lamothe. Aos 28 anos, Paulina largou uma promissora carreira na advocacia para ser professora em uma região problemática da Argentina. Sacrificando o namoro e a confiança do pai, um poderoso juiz, ela sustenta as suas convicções de ensino e política. Entretanto, sua crença é colocada à prova ao ser estuprada por um grupo de alunos.

sessão debate
com presença da cineasta Tata Amaral e da escritora Clara Averbuck
29/06 | qui | 19h
Um Céu de Estrelas, de Tata Amaral
(Brasil, 1996, 71 min, 16 anos)
Com Leona Cavalli, Paulo Vespúcio, Néa Simões e Lígia Cortez. Uma cabeleireira moradora do bairro da Mooca, em São Paulo, ganha em um concurso de penteados uma viagem à cidade de Miami (EUA). No dia de sua partida, seu ex-noivo invade a sua casa, transformando a ela e sua idosa mãe em reféns de seu desespero.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

14 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

20 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago