Estudo de Cena apresenta ‘A Farsa da Justiça’ nos 14 anos da Flaskô

Conhecida por sua pesquisa e militância, a Companhia Estudo de Cena participa de dois eventos nos próximos dias que têm como tema principal a reflexão sobre Arte e Política. No dia 08 de junho, em um evento na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, o grupo apresenta a peça A farsa da justiça e exibe dois episódios da websérie A Farsa: ensaio sobre a verdade, que narra a trajetória do grupo em sua pesquisa sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás. Neste mesmo dia, o grupo promove uma mesa de debates com o tema: “A intervenção artística dentro da perspectiva da transformação social”. A roda de conversa contará com a participação de Diogo Noventa (diretor da Estudo de Cena), Luciana Mitkiewicz (pesquisadora e atriz fundadora da Cia Bonecas Quebradas), Grazieli Rodrigues (MTR) e Joel Lombardi, da Fábrica Ocupada Flaskô.

No dia 10 de junho (sábado) é a vez do grupo participar da comemoração histórica dos 14 anos da Fábrica Ocupada Flaskô, que recentemente passou 60 dias sem energia elétrica e após muitas dificuldades, conseguiu que a mesma fosse religada.

Há 14 anos quando se anunciava a falência e demissão dos funcionários, os tralhadores ocuparam a Fábrica Flaskô e passaram a administrá-la. Uma história de luta, conquistas sociais e muita resistência que sempre contou com a arte como instrumento nesse combate. Isso se traduz nas diversas atividades culturais como a Mostra de Arte que acontece anualmente, cine-clube, rodas de samba, pista de skate, entre outras. A Companhia Estudo de Cena, que já realizou diversas apresentações na Fábrica Flaskô, participa desta grande comemoração apresentando a peça “A Farsa da Justiça” e dois episódios da websérie “A Farsa: Ensaio sobre a Verdade”.

Além das apresentações da Estudo de Cena, o evento na Flaskô contará com uma mesa de debates com o tema: “Os 100 anos da Revolução Russa, o significado do controle operário e a luta socialista: ensinamentos, perspectivas e sua relação com os 14 anos da luta da Fábrica Ocupada Flaskô”. Os convidados para o debate serão: Serge Goulart, Secretário-Geral da Esquerda Marxista, representante do Movimento das Fábricas Ocupadas do Brasil; Jair Pinheiro, Professor de Ciência Política da UNESP (Marília); Gustavo Seferian, Doutorando em Direito pela USP, professor na Universidade Federal de Lavras, um dos organizadores do livro “Revolução Russa, Estado e Direito”, que será lançado em breve, em projeto da coleção Direito e Lutas Sociais, em parceria com a editora Dobra Editoria. Será uma oportunidade de conectar tais perspectivas, discutir a conjuntura e se somar aos esforços de impulsionar a organização da classe trabalhadora no próximo período.

No ano de 2005, a peça A farsa da justiça burguesa foi criada pela Brigada Nacional de Teatro do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) sob a coordenação de Augusto Boal, para ser apresentada na Marcha Nacional pela Reforma Agrária de 2005. Foi criado o teatro procissão onde quatro peças foram apresentadas. A quarta e última peça era A farsa da justiça burguesa. O teatro procissão ocorreu durante a Marcha Nacional pela Reforma Agrária em Brasília. A apresentação da “Farsa,” realizada por bonecos gigantes e coro, ocorreu em meio a forte repressão policial, que tentou dispersar as pessoas com uso da Cavalaria, helicópteros e a Tropa de Choque.

A montagem narra o julgamento fictício de um sobrevivente real do Massacre de Eldorado dos Carajás, Inácio Pereira, que se fingiu de morto para salvar a vida. No momento da apresentação de 2005 a Polícia Militar agiu de forma violenta, inviabilizando que a peça fosse apresentada de forma adequada. Depois da Marcha a peça não foi retomada pelo MST, devido à sua grande estrutura. Então, em 2012, a Estudo de Cena retomou e adaptou a peça rebatizando-a de A farsa da justiça, para ser apresentada nas ruas e espaços de reflexão crítica. O grupo montou o espetáculo de rua A farsa da justiça (adaptação do texto criado pela Brigada Nacional de Teatro do MST, com coordenação dramatúrgica de Sérgio de Carvalho). E agora, em 2017, além da temporada de apresentações da peça, está produzindo e lançando a websérie que fala sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás e a trajetória do grupo com o tema, propondo uma reflexão audiovisual sobre a relação entre arte e política.

A websérie A farsa: ensaio sobre a verdade é a continuidade da pesquisa da Estudo de Cena que une experimento de linguagem com o tema da memória e violência social no Brasil. A série é composta de 21 episódios de aproximadamente 08’ cada, que está sendo lançada em ações públicas, acompanhados de apresentação teatral, e na internet via canal do Youtube e Facebook da Companhia Estudo de Cena. O lançamento dos episódios acontece em 09 cidades do estado de São Paulo.

O fato que ficou mundialmente conhecido como O Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorreu em 1996 na estrada PA-150, no sul do estado do Pará. No dia 17 de abril daquele ano um grupo de trabalhadores sem terra interditou a estrada em ato pela reforma agrária. A polícia militar agiu com extrema violência, matando oficialmente 19 trabalhadores e deixando 71 feridos. Entre os feridos estava Inácio Pereira, que se fez de morto, foi jogado no caminhão dos corpos e se revelou vivo apenas quando chegou ao Hospital de Eldorado dos Carajás. Posteriormente 02 feridos faleceram, totalizando 21 mortos. O dia 17 de abril se tornou a data mundial da luta pela terra. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha técnica

Direção e adaptação dramatúrgica: Diogo Noventa
Atrizes/Atores: Anderson Oliveira, Cau Peracio, Irací Tomiato, Juliana Liegel, Marilza Batista, Roberto Kroupa
Direção musical: Irací Tomiatto, Roberto Kroupa
Produção: Diogo Noventa, Juliana Liegel

ESTUDO DE CENA NA UNICAMP – Dia 08 de Junho – a partir de 16h, no Marco Zero – Praça Ciclo Básico – UNICAMP – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo, Campinas – SP, 13083-970.
No caso de chuva o evento acontecerá na Sala 4 – no Pavilhão de Artes Cênicas da Unicamp

Sinopse da peça – A Farsa da Justiça – Nessa comédia trágica um tribunal é montado. Na seção um sobrevivente do Massacre de Eldorado dos Carajás, que se fingiu de morto para garantir a vida, é julgado e condenado por negar o justo heroísmo. Duração: 45 minutos.

Exibição – 2 episódios da Web série – A Farsa: ensaio sobre a verdade

Evento – 14 anos de Fábrica Ocupada Flaskô!
Endereço: Rua Marcos Dutra Pereira, n° 300, Pq. Bandeirantes, Sumaré/SP

PROGRAMAÇÃO DO DIA

Debate das 14h às 17h, na sede da fábrica, em Sumaré/SP. Estão confirmados para a mesa de debates:
– Serge Goulart, Secretário-Geral da Esquerda Marxista, representante do Movimento das Fábricas Ocupadas do Brasil;
– Jair Pinheiro, Professor de Ciência Política da UNESP (Marília);
– Gustavo Seferian, Doutorando em Direito pela USP, professor na Universidade Federal de Lavras, um dos organizadores do livro “Revolução Russa, Estado e Direito”, que será lançado em breve, em projeto da coleção Direito e Lutas Sociais, em parceria com a editora Dobra Editoria.
Será uma oportunidade de conectar tais perspectivas, discutir a conjuntura e se somar aos esforços de impulsionar a organização da classe trabalhadora no próximo período.

Às 17h apresentação do espetáculo teatral “A FARSA DA JUSTIÇA” com a Companhia Estudo de Cena
Às 17h45 exibição de dois episódios da websérie “A FARSA: ENSAIO SOBRE A VERDADE” com a Companhia Estudo de Cena
Às 18h grande bingo solidário, para arrecadação de fundos para a luta da Flaskô!

Entrada Gratuita nos dois eventos

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

17 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

24 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago