Cine Resista! inicia atividades com exibição do documentário ‘As Filhas da Chiquita’

Campinas ganhará no dia 10/06, sábado, um novo cineclube dedicado exclusivamente a documentários nacionais. É o Cine Resista!, que terá programação mensal, sempre aos sábados, com entrada gratuita.

O lançamento do cineclube será com o documentário As Filhas da Chiquita (2006), dirigido por Priscilla Brasil. A obra traz como tema a Festa da Chiquita, o mais tradicional encontro LGBT da Amazônia que, contra tudo e contra todos, ocorre no mesmo dia que a bicentenária procissão do Círio de Nazaré – maior romaria católica do Brasil e uma das maiores do mundo, em Belém do Pará.

A escolha deste filme dialoga com o mês em que se comemora o Dia do Orgulho LGBT, que é celebrado no dia 28 de junho. “Selecionaremos documentários brasileiros que abordem questões econômicas, sociais, culturais, históricas, políticas e etnográficas. As exibições serão seguidas de um bate papo com a presença de um convidado de acordo com a temática do filme.”, explica Fernanda Viana – uma das organizadoras do Cine Resista!. Esta primeira edição contará com a participação do convidado Reginaldo Alves do Nascimento, do Coletivo LGBT Cores.

Antes da exibição do documentário, a partir das 17h30, o trio musical Os Curupiras fará um ensaio aberto acústico para recepcionar o público. A ideia é também reunir nos dias em que ocorrem as sessões do Cine Resista! artistas, estudantes, músicos e artesãos para apresentação e exposição de trabalhos artísticos ao público.

A escolha deste filme é emblemática, pois As Filhas da Chiquita foi realizado sem nenhum patrocínio entre 2002 e 2005, independentemente e sem recursos financeiros, o que condiz com a proposta de resistência do cineclube.

O documentário foi vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular e Menção Honrosa pelo Júri Oficial no festival Mix Brasil, e também foi eleito Melhor Filme pelo público na Mostra Amazônica do Filme Etnográfico.

“As Filhas de Chiquita” apresenta ao espectador, já nos primeiros planos, a multidão nas ruas de Belém durante o Círio de Nazaré. Essas imagens aéreas dão a dimensão de uma das maiores procissões católicas no Brasil que acontece desde 1793. Mais de dois milhões de fiéis demonstram sua devoção e emoção numa longa caminhada em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Dentre os fiéis, ouvimos as histórias de personagens gays, travestis e drag queens que falam sobre seus pedidos e agradecimentos à santa e de sua relação com o Círio de Nazaré. Em contrapartida, conhecemos personagens igualmente devotos que declaram seu amor à santa, mas que criticam a presença dos gays na procissão e falam sobre a polêmica da festa. Essa dualidade é reforçada quando o sagrado e o profano se encontram na mesma celebração. Mas, as demonstrações de fé e irreverência estão lado a lado afirmando a possibilidade de coexistirem, apesar das recriminações.

As exibições vão acontecer na sede do Psol Campinas, localizada à Rua Hilário Magro Júnior, 97, Bosque. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Lançamento do Cine Resista!
17h30 – Ensaio aberto com grupo musical Os Curupiras
18h – Exibição do documentário As Filhas da Chiquita (2006). Direção: Priscilla Brasil. Duração: 52 minutos
Entrada gratuita
Local: Sede do Psol Campinas – R. Hilário Magro Júnior, 97 – Bosque, Campinas. Tel: (19) 2511 6957

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

9 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

15 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago