Artista Maria Rita Correia apresenta suas aquarelas sobre papel em exposição

No próximo dia 27 de maio, será aberta na Livraria Pontes, em Campinas, uma exposição individual de aquarelas da artista Maria Rita Correia.

“Desenho, pintura, literatura e escrita são paixões, desde sempre. Estou feliz pela oportunidade de expor na Pontes, minha primeira exposição no espaço rico e mágico de uma livraria. Que minhas aquarelas consigam contribuir um pouco para o encantamento”, diz a artista.

A exposição reúne 12 aquarelas sobre papel. A aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe estar relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pelo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos.

No ocidente, há vários exemplos do emprego desta técnica desde a Idade Média, como Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto. Ele viveu até 1366, e teria produzido uma série de desenhos aquarelados, feitos sobre papel tipo pergaminho. O método foi utilizado por artistas flamengos e amplamente empregado em Florença e Veneza. Foi com Albert Dürer que a aquarela pode resistir ao tempo, já que ele deixou pelo menos 120 obras.

Maria Rita iniciou estudos em desenho e pintura em 2001; foi aluna de Paulo Branco, Mário Cau, Gonzalo Cárcamo e Bira Dantas. Pertenceu ao Perereca, grupo feminino de desenho de humor. Realizou exposições individuais em Campinas e Paraty, participou de coletivas em Campinas, Valinhos, São Paulo,Niterói, Teresina. Ilustrou “A menina que podia tudo”, livro infantil de produção independente, fez ilustração para o romance “Exilado”. É autora de textos ilustrados publicados no site da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, de quadrinhos publicados no blog “Quadrinhos Inquietos”, publicou no fanzine O sótão da AQC, na revista As Periquitas, no Sketch book Tributo a Rodolfo Zalla. Teve trabalhos selecionados no Salão de Humor de Cerquilho 2012, no Salão de Humor de Volta Redonda 2014, no Salão Batom, lápis e tpm de Piracicaba 2015 e 2016, no Salão de Belas Artes de Piracicaba em 2015 e 2016 (menção honrosa), no Salão de Aquarelas de Piracicaba 2016 (menção honrosa) e 2017 (prêmio aquisitivo), no Salão de Artes Plásticas de Rio Claro 2016, no Salão de Belas Artes de Limeira 2016 (menção honrosa) e no concurso “Quem te viu, quem te vê” (2017). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Paisagens em cores

Memórias materializadas em pinceladas
Vivências do olhar que experienciou
E agora, testemunha.
Novo território, pois, de sensibilidade e beleza.
Eni Ilis

Abertura: 27 de Maio às 10h
Local: Livraria Pontes
Rua Dr.Quirino 1223 – Centro, Campinas
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 09h às 18h, sábados das 09h às 13h, domingos e feriados não abre.
Conversa com a artista e degustação de docinhos a partir das 10h30

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

2 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

12 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

1 day ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

1 day ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

1 day ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

2 days ago