Ícone do site CartaCampinas

Grande mídia força a tinta para incriminar Lula e Folha omite que delator disse não ter provas

Os jornais forçaram na tinta para incriminar o ex-presidente Lula nesta quarta-feira, 12 de abril, após a delação de Marcelo Odebrecht ser divulgada.

A Veja chegou a afirmar categoricamente que Lula “pediu” dinheiro de uma conta da Odebrecht, mesmo o delator Marcelo Odebrecht afirmar que “entendia que era para o Lula”, mas que não tinha prova. E também que nunca tratou disso com Lula.

Imaginem agora toda a grande mídia dando a seguinte manchete: “Marcelo Odebrecht diz que não tem provas contra Lula”. Seria uma manchete que corresponderia aos fatos, mas elas afirmaram o contrário: que Lula recebeu da Odebrecht. Isso porque o delator disse que achava.

A Folha de S. Paulo, como bem analisou o jornalista Luis Nassiff, foi ainda mais longe. Omitiu a declaração de que Marcelo Odebrecht afirmava que não tinha provas. “A chamada da Folha talvez seja uma das criações mais escandalosas. “Lula tinha R$ 40 mi em propina para sacar após o mandato, diz Odebrecht”. Na matéria, frases de Marcelo foram picotadas e trocadas de ordem para parecer que Lula tomou um xeque-mate. Mais do que isso: Folha escondeu deliberadamente o trecho em que Marcelo Odebrecht diz que não tem nenhuma prova de que Lula, de fato, sabia ou pediu para usar os recursos do fundo que a Odebrecht criou e chamou de “saldo Amigo”.” (Veja no GGN)

 

Sair da versão mobile