1ª Mostra de Cinema Italiano homenageia Elio Petri e exibe filmes contemporâneos

Entre os dias 6 e 13 de abril, acontece em Campinas a primeira edição da Mostra de Cinema Italiano, que contará com a estreia mundial do filme “A Verdade” (Le Verità), do diretor Giuseppe Alessio Nuzzo. Serão 17 filmes contemporâneos, além de três obras antológicas do cineasta Elio Petri (1929-1982), que será homenageado.

Elio Petri, autor de um cinema político, evidenciou mudanças na Itália do pós-guerra a partir do realismo e representa a geração que mudou o cinema de seu país.

Elio Petri ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1971 com o filme “Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita” (Indagine su un cittadino al di sopra di ogni sospetto). Foi roteirista de 30 filmes e dirigiu outros 18. Conquistou também prêmios nos festivais de Cannes, Berlin, Veneza, Mar del Plata, entre tantos outros.

Na I Mostra de Cinema Italiano, serão exibidos os filmes “Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita”, “A classe operária vai ao paraíso” e “Juízo final”.

O evento contará com a presença do cineasta Francesco Bruni, do ator e produtor Francesco Siciliano e da atriz Nicoletta Romanoff, estrela de A Verdade, que virá a Campinas para o lançamento. A entrada para as sessões será gratuita e elas vão ocorrer em diversos pontos da cidade. Mais informações estão disponíveis no SITE  e na página da Mostra no Facebook.

Haverá também eventos acadêmicos. Um ou mais dos artistas participarão de sessões especiais e vão debater, com estudantes e professores, aspectos da realidade italiana e da arte cinematográfica na Unicamp, na PUC-Campinas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Esamc.

Entre as atividades paralelas da I Mostra de Cinema Italiano, está programado o “Cine Gourmet”, um evento gastronômico na Praça Carlos Gomes no dia 9 de abril.

A Orquestra Sinfônica de Campinas, igualmente programou dois eventos para os dias 8 e 9, com obras dos compositores italianos Nicola Piovani (1946), Ennio Morricone (1928) e Nino Rota (1911-1979).

O evento é promovido pela Prefeitura de Campinas e tem como parceiros o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana), o Top CinePlex do Shopping Prado Boulevard, o Convention Bureau, a Unicamp, a PUC-Campinas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Esamc, a Vvi e a Società Italiana Lavoro e Progresso, de Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

17 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

23 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago