‘Todo Poder Ao Povo’ traz obras criadas por Emory Douglas para o jornal Pantera Negra

Em São Paulo – De 9 de março a 4 de junho, pode ser vista no Sesc Pinheiros a exposição “Todo Poder Ao Povo! Emory Douglas e os Panteras Negras”, que reúne recortes de capas do jornal Pantera Negra.

A exposição, com curadoria do coletivo colombiano La Silueta, representado por Juan Pablo Fajardo, apresenta um conjunto de obras criadas pelo artista Emory Douglas, no período em que era diretor artístico, designer e ilustrador do periódico The Black Panther (Pantera Negra), e assumia o título de Ministro da Cultura do Partido dos Panteras Negras.

O partido dos Panteras Negras foi uma importante organização política extraparlamentar americana, fundada em 1966 e dissolvida em 1982, na cidade de Oakland, Califórnia. Seus integrantes foram idealizadores de manifestos ideológicos com reivindicações sociais, econômicas e políticas para a comunidade afro-americana nos Estados Unidos.

Emory Douglas foi responsável em grande parte pela concepção estética e publicitária do movimento, criando inclusive a máxima do partido “Todo poder ao povo!”. Em meio a essas reivindicações sua arte gráfica contribuiu para a construção de imagens ícones com temas sociais e políticos que transcendem fronteiras, apresentando um trabalho expressivo, que mistura um desenho denso com as possibilidades limitadas de reprodução da imagem a que tinha acesso.

Para contextualizar a produção de Emory e contribuir para a percepção do fenômeno midiático e poder de representação do movimento dos Panteras Negras, a mostra também apresenta uma seleção de fotolivros, cartas, discos e fotografias do fotojornalista estadunidense Stephen Shames.

Emory Douglas nasceu em 24 de maio de 1943 em Grand Rapids, Michigan, EUA. Ele reside na região da Baía de São Francisco, na Califórnia, desde 1951. Douglas frequentou o City College de São Francisco, onde se especializou em arte comercial. Envolveu-se politicamente como artista revolucionário e depois como ministro da cultura no Partido dos Panteras Negras de fevereiro de 1967 até o início dos anos 1980. A arte e a concepção de design de Douglas eram sempre vistas nas capas e contracapas do jornal dos Panteras Negras, refletindo as políticas do partido e as preocupações da comunidade.

A visitação é gratuita. Mais informações no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

2 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

4 hours ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

21 hours ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago