‘Reencontros’ traz obras da artista Edna de Araraquara usando a técnica de Giclee

No próximo dia 25 de março, às 10h30, será aberta na Livraria Pontes, em Campinas, a exposição “Reencontros”, com obras da artista plástica Edna de Araraquara. A exposição tem como objetivo promover o reencontro com amigos e apresentar a nova produção da artista utilizando a técnica de Giclee.

“Giclee é uma impressão digital sobre tela, muito usada nos Estados Unidos e Europa e também no Brasil. Depois de ter utilizado a técnica mista, tinta acrílica e óleo, trabalho tudo novamente e, com uma resina, faço o acabamento. Quase que repinto o quadro, tiro elementos ou acrescento. Assim, é como se a obra se tornasse um original”, diz a artista.

Nascida em Araraquara, SP, Edna residiu em Portugal por 22 anos, expõe desde 1977 e, desde então, tem participado de diversas exposições coletivas e individuais em vários países como Brasil, Portugal, Itália, França, Canada, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Grécia, Suécia, Cabo Verde, Beirute , New York e Emirados Árabes Unidos, Eslovênia .

“Vivi em Campinas muitos anos, tivemos eu e meu falecido marido, grande pintor Zé Cordeiro, a Casa de Arte Brasileira, uma mistura de Galeria Atelier, Escola, onde fazíamos exposições. Nesta época fizemos muitos amigos, colecionadores, críticos de arte, era uma vida artística muito ativa. Sinto saudades dessa época”, lembra.

“Em várias entrevistas e palestras, Adélia Prado gosta de citar o exemplo da mulher simples que para enfeitar sua mesa coloca uma garrafinha e nesta uma flor, nem que seja de plástico. Ela fala e repete esse exemplo, porque fala e repete uma característica tão humana de ter o espaço como sua extensão e, em decorrência, espaço que recebe nosso cuidado.
E se cuidado, estima.
E se estima, beleza.
Trazer um símbolo de belo para dentro de seu território a nos expressar.
Eis que nas telas de Edna de Araraquara isso também ocorre. Em elaboração delicada, bordado nas pinceladas, cores e cores e mais cores a retratar cenário tão distante de muitos, mas com lógica e tempo tão próprios. A natureza, a plantação, as flores… uma vida orgânica que nos ensina Tempo. A harmonia é conseguir trilhar nesse caminho e fazer parte ao invés de seguir logísticas, estar junto. E processo tão generoso que a natureza das florestas pode ser acolhida nos vasos. Em tudo, tempo, cuidado”.
Enis Ilis

Exposição “Reencontros”
Artista: Edna de Araraquara
Abertura: 25/03, às 10h30
Período: 25/03 a 21/04/2017
Local: Livraria Pontes
Endereço: Rua Dr.Quirino 1223-Centro
Horário da Livraria: de segunda-feira a sexta-feira das 09h às 18h, domingos e feriados não abre
Entrada gratuita

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

16 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

22 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago