Os Geraldos realiza 5ª Jornada Teatral com espetáculos, oficinas, palestra e filme

Entre os dias 7 e 19 de março, o grupo de teatro Os Geraldos oferece, em parceria com o CIS Guanabara, a 5ª Jornada Teatral. Serão nove atividades durante treze dias de eventos gratuitos, entre espetáculos, oficinas, palestra e exibição de filme seguida de bate-papo.

A abertura do evento contará com uma convidada especial, a pedagoga, artista e pesquisadora italiana Francesca Della Monica, que ministrará a palestra “A Dimensão Gestual e Espacial da Ação Vocal” na terça-feira (7) às 19h. Sua formação mescla Filosofia, Arqueologia, Música, Teatro e Artes Visuais, o que oferece uma abordagem única do trabalho vocal, sendo considerada uma das mais renomadas especialistas neste campo.

Na quarta-feira (8) será a vez do curta-metragista Ramiro Rodrigues mediar o bate-papo “Interfaces entre Cinema e Teatro” acerca do filme “Sobre Eles e Nós”, espetáculo teatral que foi dirigido no palco por Os Geraldos e, no vídeo, por Rodrigues. O filme será exibido antes do início do bate-papo e terá início às 19h30.

Já na quinta-feira (9) às 19h, a atriz do grupo de teatro Os Geraldos Maíra Hérissé ministrará a oficina “Princípios da Improvisação”. Na sexta-feira (10) às 19h, mais um ator do grupo oferecerá uma oficina, desta vez será Lucas Gonzaga com “Aspectos da Voz para o Trabalho do Ator”.

No final de semana dos dias 11 e 12 (sábado e domingo) haverá a apresentação do espetáculo “Números”, pelo grupo de teatro Os Geraldos e dirigido por Roberto Mallet. O espetáculo é uma comédia em que um grupo de artistas mambembes se multiplica em diversas funções para apresentar uma série de números inspirados na tradição circense. No sábado, o espetáculo será às 20h30 e, no domingo, às 20h.

De segunda a quarta-feira (13 a 15) às 19h, Douglas Novais, ator e coordenador do grupo Os Geraldos, oferecerá a oficina “A Poesia do Ator: ofício e a formação do intérprete sob uma perspectiva clássica”. Na quinta-feira (16), alunos do Curso de Artes Cênicas da UNICAMP, sob a direção de Marcelo Lazzaratto, apresentarão o espetáculo “ELECTRA.doc”, serão duas sessões: às 18h30 e às 21h30.

Em “ELECTRA.doc”, a ágora grega, expressão máxima do conceito da esfera pública na Grécia Antiga, mistura-se ao campo tecnológico e ganha nova forma, novas dimensões, novas consequências. Filha do herói Agamêmnon, vitorioso nas batalhas da histórica Guerra de Troia, Electra aguarda por dez longos anos a volta de seu irmão, Orestes, para que, desse modo, eles executem um plano de vingança sanguinário. Observados pelas lentes atentas de nossos celulares, projetores e do coro – testemunha ocular dos fatos -, os irmãos se embrenham mais profundamente nos limites que circunscrevem a sorte de cada um, ação que pode levá-los a um desditoso fim.

Na sexta-feira e no sábado (17 e 18) às 20h30, os alunos do primeiro módulo do Curso de Formação de Atores 2016 apresentarão o espetáculo “A Cidade Perdida”. A história se inicia em uma região deserta, onde criminosos em fuga, movidos por sua ambição, constroem uma cidade arapuca, uma nação dos prazeres, à qual dão o nome de Mahagonny.

Encerrando a programação, no domingo (19) às 19h e às 20h30, haverá a apresentação do espetáculo “Ifigênia em Áulis”, por alunos do Curso de Artes Cênicas da UNICAMP e dirigido por Roberto Mallet. Sob o comando do rei Agamênon, a frota grega deve atacar a cidade de Tróia para resgatar a bela Helena, raptada pelo príncipe Páris. Não há vento, porém. O adivinho Calcas comunica a Agamênon o oráculo recebido da deusa Ártemis: para que volte a ventar é necessário que o rei sacrifique sua filha Ifigênia no altar da deusa.

Para as ações formativas, os interessados devem fazer a inscrição até segunda-feira (6), pelo e-mail cursoosgeraldos@gmail.com. Para os espetáculos, a distribuição de senhas acontecerá uma hora antes de cada apresentação. Todas as atividades são gratuitas. O CIS Guanabara oferece estacionamento gratuito. (Carta Campinas com informações de divulgação)

5ª Jornada Teatral
De 7 a 19 de março
Local: CIS Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo – Campinas – SP
Programação gratuita. Estacionamento gratuito
Ações formativas (palestra, bate-papo e oficinas): Inscrições pelo e-mail
cursososgeraldos@gmail.com
Espetáculos: retirada de ingressos uma hora antes de cada apresentação

PALESTRA “A Dimensão Gestual e Espacial da Ação Vocal” – ABERTURA
Dia: 7 de março (terça-feira)
Horário: Das 19h às 22h
Com Francesca Della Monica
20 VAGAS
Sinopse: “A Dimensão Gestual e Espacial da Ação Vocal” com Francesca della Monica: A palestra pretende apresentar aspectos da exploração da ação vocal em relação ao espaço cênico e à sua gestualidade, como um fenômeno antropológico e performativo. Em particular, pretende-se observar como a reação a um espaço físico, relacional e imaginativo pode interferir na dinâmica fônica e na superfície ressonante do corpo. Dessa forma, propõe-se o
estudo do espaço vocal, entendido como o campo de ação do movimento e do gesto vocal na voz falada e na voz cantada, na performance individual e coletiva, e como espaço de idealização tímbrica e expressiva.

EXIBIÇÃO DE FILME E BATE-PAPO “Interfaces entre Cinema e Teatro”
Dia: 8 de março (quarta-feira)
Horário: Das 19h30 às 22h
Com Ramiro Rodrigues
VAGAS ILIMITADAS
Sinopse: Estreia do filme “Sobre Nós e Eles”, dirigida no palco pelos Geraldos e no video por Ramiro Rodrigues, estudante de mestrado no tema; seguida de bate-papo com os participantes acerca das diferenças entre a peça vista ao vivo e o registro da peça filmada.

OFICINA “Princípios da Improvisação”
Dia: 9 de março (quinta-feira)
Horário: Das 19h às 22h
Com Maíra Hérissé
20 VAGAS
Sinopse: Introdução ao jogo teatral e aos princípios básicos da improvisação. O trabalho deve favorecer o treinamento do raciocínio cênico do ator improvisador, e o desenvolvimento do trabalho coletivo coeso para um melhor entendimento da cena.

OFICINA “Aspectos da Voz para o Trabalho do Ator”
Dia: 10 de março (sexta-feira)
Horário: Das 19h às 22h
Com Lucas Gonzaga
20 VAGAS
Sinopse: Desenvolvimento de noções básicas do trabalho vocal e corporal, voltadas ao trabalho do ator, passando por três eixos principais – consciência, técnica e expressão.

ESPETÁCULO “Números”
Dia: 11 e 12 de março (sábado e domingo)
Horário: Dia 11 às 20h30 e dia 12 às 20h
Com Os Geraldos, direção de Roberto Mallet
Sinopse: O espetáculo é uma comédia em que um grupo de artistas mambembes se multiplica em diversas funções para apresentar uma série de números inspirados na tradição circense.

OFICINA “A Poesia do Ator: ofício e a formação do intérprete sob uma perspectiva clássica”
Dia: 13 a 15 de março (segunda a quarta-feira)
Horário: Das 19h às 22h
Com Douglas Novais
VAGAS ILIMITADAS
Sinopse: O intuito da oficina é compartilhar alguns princípios da formação e do oficio do ator a partir de um cruzamento com alguns tópicos da filosofia clássica.

ESPETÁCULO “ELECTRA.doc”
Dia: 16 de março (quinta-feira)
Horário: 18h30 e 21h30
Alunos de Artes Cênicas da Unicamp – direção: Marcelo Lazzaratto
Sinopse: Em “ELECTRA.doc”, a ágora grega, expressão máxima do conceito da esfera pública na Grécia Antiga, mistura-se ao campo tecnológico e ganha nova forma, novas dimensões, novas consequências. Filha do herói Agamêmnon, vitorioso nas batalhas da histórica Guerra de Troia, Electra aguarda por dez longos anos a volta de seu irmão, Orestes, para que, desse modo, eles executem um plano de vingança sanguinário. Observados pelas lentes atentas de nossos celulares, projetores e do coro – testemunha ocular dos fatos -, os irmãos se embrenham mais profundamente nos limites que se circunscrevem a sorte de cada um, ação que pode os levar a um desditoso fim.

ESPETÁCULO “A Cidade Perdida”
Dia: 17 e 18 de março
Horário: 20h30
Alunos do primeiro módulo do Curso Intensivo de Formação de Atores 2016 – direção: Os
Geraldos
Sinopse: A história se inicia em uma região deserta, onde criminosos em fuga, movidos por sua ambição, constroem uma cidade arapuca, uma nação dos prazeres, à qual dão o nome de Mahagonny.

ESPETÁCULO “Ifigênia em Áulis” – ENCERRAMENTO
Dia: 19 de março
Horário: 19h e 20h30
Alunos de Artes Cênicas da Unicamp – direção: Roberto Mallet
Sinopse: Sob o comando do rei Agamênon, a frota grega deve atacar a cidade de Tróia para resgatar a bela Helena, raptada pelo príncipe Páris. Não há vento, porém. O adivinho Calcas comunica a Agamênon o oráculo recebido da deusa Ártemis: para que volte a ventar é necessário que o rei sacrifique sua filha Ifigênia no altar da deusa.

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

17 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

23 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago