Poluição química já chegou à parte mais profunda dos oceanos, revela estudo

A poluição dos chamados POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes) já chegou às camadas mais profundas dos oceanos, revela um estudo publicado na revista Nature Ecology & Evolution.

O estudo, feito por Alan Jamieson e outros pesquisadores, demonstrou que a fauna a mais de 10 mil quilômetros de profundidade está contaminada com traços de poluentes POPs. Essa região fica abaixo da região abissal e é chamada de zona hadal (veja imagem).

Os POPs são substâncias químicas que foram e são utilizadas como agrotóxicos, para fins industriais e em outras atividades humanas. Eles possuem características de alta persistência (não são facilmente degradados) e são capazes de serem transportadas por longas distâncias pelo ar, água e solo. Além disso, são extremamente perigosos por acumularem em tecidos gordurosos dos organismos vivos, sendo toxicologicamente preocupantes para a saúde humana e o meio ambiente.

A pesquisa revelou surpreendentemente um alto índice desses produtos em um habitat anteriormente considerado intocado. Os pesquisadores conseguiram chegar a essa profundidade no oceano devido ao desenvolvimento relativamente recente de equipamentos que atingem entre 6.000 e 10.000 metros abaixo da superfície. Estudos anteriores relatavam ambientes profundos em cerca de 2.000 metros.

Os equipamentos são operados remotamente a partir da superfície. Os cientistas fizeram as pesquisas em águas profundas com instrumentos capazes de medir as condições ambientais, capturar vídeo de criaturas marinhas residentes e coletar espécimes para o exame de superfície.

A pesquisa verificou as concentrações de POP em duas áreas profundas: a fossa de Mariana no oeste do Oceano Pacífico e a fossa Kermadec perto da ponta nordeste da Nova Zelândia. O estudo também é relatado em outro texto da revista. (Carta Campinas)

Recent Posts

Não é só o filme, Flávio Bolsonaro tentou ajudar Daniel Vorcaro antes da tentativa de fuga

(imagens reprodução) O senador e candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ofereceu ajuda…

13 hours ago

Festival seleciona espetáculos de danças urbanas e paga cachês

(imagem divulgação) Em SP - Até o dia 01 de outubro de 2026 (quinta-feira), a…

14 hours ago

Turnê Lagum + Chico Chico desembarca em Campinas para uma noite de shows em dose dupla

(imagem reprodução) Uma noite, um palco e dois shows completos de dois dos nomes mais…

14 hours ago

Legado de Carlos Gomes é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas

(foto rogério capela - arquivo pmc) Carlos Gomes não está apenas nos livros de história…

16 hours ago

Cine Libras exibe o filme ‘A Vida de um Campeão’ em sessão acessível e gratuita

(foto divulgação) Campinas recebe no domingo, 27 de setembro, uma edição do Cine Libras, iniciativa…

17 hours ago

Tirar Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil faz parte do projeto de poder evangélico

Pastor que chutou nossa senhora aparecida (imagem reprodução) O projeto de evangélicos de retirar Nossa…

20 hours ago