Poluição química já chegou à parte mais profunda dos oceanos, revela estudo

A poluição dos chamados POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes) já chegou às camadas mais profundas dos oceanos, revela um estudo publicado na revista Nature Ecology & Evolution.

O estudo, feito por Alan Jamieson e outros pesquisadores, demonstrou que a fauna a mais de 10 mil quilômetros de profundidade está contaminada com traços de poluentes POPs. Essa região fica abaixo da região abissal e é chamada de zona hadal (veja imagem).

Os POPs são substâncias químicas que foram e são utilizadas como agrotóxicos, para fins industriais e em outras atividades humanas. Eles possuem características de alta persistência (não são facilmente degradados) e são capazes de serem transportadas por longas distâncias pelo ar, água e solo. Além disso, são extremamente perigosos por acumularem em tecidos gordurosos dos organismos vivos, sendo toxicologicamente preocupantes para a saúde humana e o meio ambiente.

A pesquisa revelou surpreendentemente um alto índice desses produtos em um habitat anteriormente considerado intocado. Os pesquisadores conseguiram chegar a essa profundidade no oceano devido ao desenvolvimento relativamente recente de equipamentos que atingem entre 6.000 e 10.000 metros abaixo da superfície. Estudos anteriores relatavam ambientes profundos em cerca de 2.000 metros.

Os equipamentos são operados remotamente a partir da superfície. Os cientistas fizeram as pesquisas em águas profundas com instrumentos capazes de medir as condições ambientais, capturar vídeo de criaturas marinhas residentes e coletar espécimes para o exame de superfície.

A pesquisa verificou as concentrações de POP em duas áreas profundas: a fossa de Mariana no oeste do Oceano Pacífico e a fossa Kermadec perto da ponta nordeste da Nova Zelândia. O estudo também é relatado em outro texto da revista. (Carta Campinas)

Recent Posts

Música caipira de Campinas anima a 4ª Festa das Nações de Joaquim Egídio

(foto geovane cougo - divulgação)  O projeto cultural Oficinas de Música Caipira, de Campinas, está…

2 hours ago

Ateliê abre vagas de oficina gratuita de fotografia para professores e educadores

O projeto ensina como educadores podem usar a fotografia analógica como ferramenta de sala de…

4 hours ago

Espetáculos do Projeto Terror em Cena chegam ao Centro Cultural Casarão e à Unicamp

(imagem paula arielly - divulgação) A temporada de estreia do Projeto Terror em Cena, assinado pelo…

9 hours ago

Show de Zé Ibarra leva a nova cena da música brasileira ao Teatro Castro Mendes

(foto Elisa Maciel - divulgação) A nova geração da música brasileira ganha destaque em Campinas…

10 hours ago

‘O Legítimo Pai da Bomba Atômica’ reflete sobre ciência, ética e o uso de armas de destruição em massa

(foto mari jacinto - divulgação) O espetáculo teatral "O Legítimo Pai da Bomba Atômica" será…

12 hours ago

Cordelista Samuel de Monteiro lança livro em sarau poético na Biblioteca do Bonfim

(foto pedro quintans - divulgação) O cordelista, poeta e compositor Samuel de Monteiro lança o…

13 hours ago