Desmatamento da Amazônia traz insegurança para o clima do continente, revela estudo

Pesquisadores comprovaram, por meio de fórmulas matemáticas, que a destruição da floresta Amazônica tem efeito negativo no transporte da umidade entre o oceano e o continente, alterando a quantidade de chuvas na região destruída e em áreas distantes dos desmatamentos. Os resultados do estudo são descritos em artigo da revista Nature Scientific Reports.

De acordo com os pesquisadores, a América do Sul apresenta o clima de monções, no qual a alternância entre a estação seca e a chuvosa é influenciada pelos ventos que trazem umidade do Oceano Atlântico.

Para um dos autores do projeto, Henrique Barbosa, do Instituto de Física da USP, diversos pesquisadores já alertaram para o risco de “savanização” da região, em referência à formação vegetal africana de clima seco. “Isso pode acontecer por meio de um processo denominado die back, ou ‘morte espontânea da floresta”, afirma. “O desmatamento altera o regime de temperatura e precipitação. Isso faz com que a vegetação de maior porte não sobreviva, dando lugar a espécies menores, como as do cerrado brasileiro, mesmo nas regiões que não foram desmatadas. O mesmo processo pode ocorrer devido às mudanças climáticas”.

Veja mais:

 Desmatamento da Amazônia deve destruir a agricultura do Sul, Centro Oeste e Sudeste

O trabalho enfatizou que o desmatamento gera um efeito negativo no mecanismo de retroalimentação das chuvas. “Normalmente, o vapor de água é trazido dos oceanos pelos ventos. Então no continente ele se condensa e chega à superfície na forma líquida, com as chuvas”, relata o professor do IF. “Essa água é absorvida pelas grandes árvores da Amazônia, e parte volta à atmosfera por meio da evapotranspiração. Isso ajuda a manter o ar úmido, e esta umidade é carregada por milhares de quilômetros pelos ventos, levando as chuvas para toda a região.” (Carta Campinas com informações de divulgação)
.

Recent Posts

O papel da educação, ciência e tecnologia na transição ecológica e crise climática é tema de debate

(Rovena Rosa/Agência Brasil) Na quarta-feira, 30 de setembro, ADunicamp, STU e DCE realizam a terceira…

24 minutes ago

Não é só o filme, Flávio Bolsonaro tentou ajudar Daniel Vorcaro antes da tentativa de fuga

(imagens reprodução) O senador e candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ofereceu ajuda…

18 hours ago

Festival seleciona espetáculos de danças urbanas e paga cachês

(imagem divulgação) Em SP - Até o dia 01 de outubro de 2026 (quinta-feira), a…

18 hours ago

Turnê Lagum + Chico Chico desembarca em Campinas para uma noite de shows em dose dupla

(imagem reprodução) Uma noite, um palco e dois shows completos de dois dos nomes mais…

19 hours ago

Legado de Carlos Gomes é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas

(foto rogério capela - arquivo pmc) Carlos Gomes não está apenas nos livros de história…

21 hours ago

Cine Libras exibe o filme ‘A Vida de um Campeão’ em sessão acessível e gratuita

(foto divulgação) Campinas recebe no domingo, 27 de setembro, uma edição do Cine Libras, iniciativa…

21 hours ago