Coletivo Eco apresenta ‘O Rei da Vela’, da obra do escritor Oswald de Andrade

No próximo domingo, 19 de março, será apresentado no Teatro Castro Mendes, em Campinas, o espetáculo “O Rei da Vela”, da obra do escritor Oswald de Andrade, um dos principais representantes do movimento modernista brasileiro. O espetáculo, que tem direção de Wanderley Martins, será apresentado pelo grupo Eco.

Escrita em 1933 e publicada em 1937, a peça demorou 30 anos para ser apresentada em São Paulo, pelo Grupo Oficina, sob a direção de José Celso Martinez Correia.

Para mostrar as mazelas da situação socioeconômica do país, o autor traz o personagem Abelardo I, um representante da burguesia ascendente da época. Seu oportunismo, aliado à crise da Bolsa de Valores de Nova York, de 1929, permite-lhe todo tipo de especulação. Sua caracterização como o “Rei da Vela” é extremamente irônica e significativa: ele fabrica e vende velas. Também é costume popular colocar uma vela na mão de cada defunto, assim Abelardo I herda um tostão de cada morto nacional. Abelardo torna-se então o símbolo da exportação, à custa da pobreza e das superstições populares.

Heloísa, por sua vez, representa a ruína da classe fazendeira. Seu pai, coronel latifundiário, vai à falência, num retrato em que predomina a perversão e o vício, símbolo de uma classe em decadência. A aliança de Abelardo e Heloísa pode, assim, representar a fusão de duas classes sociais corruptas pelo sistema capitalista.

A adaptação do coletivo Eco conta com elementos circenses e cenário inspirado nos quadros de Tarsila do Amaral. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“O Rei da Vela”
Direção: Wanderley Martins
Data: 19 de março, domingo
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, sn. Vila Industrial. Campinas).Telefone (19) 3272-9359
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Faixa etária: 14 anos

Recent Posts

Clube do Vinil Feminino de Campinas realiza encontro em homenagem a Elis Regina

(imagem divulgação)  Evento homenageia Elis Regina e reúne mulheres e pessoas não binárias para uma…

15 hours ago

Willer Tomaz, o amigo de 5 bilhões de reais de Flávio Bolsonaro

(imagem reprodução div) O advogado Willer Tomaz de Sousa construiu uma trajetória profissional que o…

19 hours ago

Hamilton de Holanda faz show gratuito em mais uma noite do Circuito Sala de Casa

(foto nando chagas - divulgação) Um dos grandes nomes do bandolim brasileiro, Hamilton de Holanda…

20 hours ago

‘TOC TOC – Obsessivamente Divertido’ chega a Campinas com duas sessões no Castro Mendes

(foto divulgação) Seis pessoas com diferentes transtornos obsessivo-compulsivos se encontram na sala de espera de…

22 hours ago

Entidades protestam em frente à Meta contra manipulação do Facebook e Instagram

(imagem reprodução) Diversas organizações da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN (Sindicatos Nacional dos Docentes…

2 days ago

Sala secreta de sócio oculto de Flávio Bolsonaro é estrutura para compra de imóveis em dinheiro vivo

(imagem reprodução) A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala secreta em um hangar no Aeroporto…

2 days ago