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Maioria dos clientes de telefonia reclama porque se sente furtado pelas empresas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu, no ano passado, 3,91 milhões de reclamações de consumidores nos seus canais atendimento, como call center ou internet.

Esse número são apenas dos clientes que, após reclamação na empresa, foram também pra Anatel. As pessoas que desistiram ou não seguiram com as reclamações podem representar um número bem maior.

O maior problema apontado pelos usuários foi o de cobrança indevida, ou seja, a maioria dos clientes que reclamou se sentiu furtado pela empresa. A reclamação por furto de recursos representou 32,8% do total, seguido por reclamações sobre a qualidade dos serviços, funcionamento e reparos. O número de queixas registradas no ano passado foi próximo do número de 2015, quando foram feitas 4,08 milhões de queixas à agência reguladora.

Apesar da quantidade de reclamações e dos serviços ruins, o governo de Michel Temer (PMDB/PSDB) e Gilberto Kassab (PSD) pretendem dar de presente para as empresas R$ 100 billhões em patrimônio público. 

O serviço de telefonia móvel foi o mais reclamado, com 47% do total. Os serviços de telefonia fixa receberam queixas de 24,1% dos consumidores, sendo 14,9% delas sobre o serviço de banda larga fixa e 13,1% sobre a TV por assinatura.

As reclamações sobre os serviços de telecomunicações podem ser feitas pela central de atendimento telefônico da Anatel, que é o 1331 ou 1332, para pessoas com deficiência auditiva ou da fala. Também pode ser usado o aplicativo Anatel Consumidor ou o Fale Conosco, que é o serviço disponível no site da Anatel.A agência deve ser procurada, caso a prestadora não resolva a situação. Por isso, o consumidor precisa anotar os números de protocolos de atendimento informados pela empresa. (Carta Campinas/Agência Brasil)

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