Boulos, Greenwald, Erundina e outros vêm a Campinas para congresso mundial de educadores

O 19º Congresso Mundial de Educadores e de Educadores Sociais, que está programado para os dias 10, 11 e 12 de abril, em Campinas, reunirá uma galeria de debatedores para discutir o contexto da profissão no delicado momento atual e a também a profissionalização do educador social.

De acordo com os organizadores, o congresso é o momento estratégico para que educadores e educadoras sociais do Brasil e da América Latina possam debater os rumos de uma profissão e de um campo de pesquisas, de educação e de práticas voltadas à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Entre os convidados estão: Glenn Greenwald, Guilherme Boulos, Érka Kokay, Jandira Feghali, TC Silva, Luiza Erundina, Armando Boito Jr, Marco Marchioni, Antonio Miguel, Regina Souza e outros.

O educador social, de acordo com os organizadores, está hoje atuando nas mais variadas áreas, desde atividades de arte-educação em entidades assistenciais e de cultura, até ações diretas de prevenção em saúde, tais como agentes comunitários de saúde e redutores de danos, como ainda na educação de jovens e adultos, atividades de lazer para crianças e terceira idade, trabalho com saúde mental e ações comunitárias junto a remanescentes de quilombos, comunidades ribeirinhas, assentamentos rurais e movimentos populares, entre outros.

Têm diversos perfis profissionais ou áreas de atuação, passando por monitores e cuidadores, arte-educadores, agentes sociais de saúde, educação e cultura, lideranças comunitárias e militantes de movimentos sociais. Todos eles têm em comum o trabalho com grupos comunitários em que as relações sociais demandam uma intervenção que vise a melhora da qualidade de vida.

A partir deste congresso, os educadores sociais debatem também os aspectos legais e organizacionais para estruturar o Educador Social como profissional, incluindo sua formação, o processo de escolarização e a regulamentação de sua profissão.

Os organizadores esperam entre 600 e 800 participantes. O evento, promovido pela Associação dos Educadores e Educadoras Sociais do Estado de São Paulo (AEESSP) será na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Mais informações no site do evento.

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

17 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

22 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

22 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

23 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

2 days ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

2 days ago