Ao longo desses cinco anos, a festividade vem crescendo a cada ano e se tornando uma data imprescindível para o início do ano. O festejo é uma grande celebração que abre o calendário das culturas populares em Campinas, com diversas apresentações de cultura popular e afro-brasileira; Afoxé, Maracatu, Jongo, Coco de Umbigada, Folia de Reis, Samba de Bumbo e outras expressões culturais.
O evento terá também barracas de artesanato, moda autoral e de comidas típicas como quitutes, doces e salgados, entre eles a galinhada e o acarajé, que também tornou o ofício das baianas um bem cultural reconhecido como patrimônio do Brasil.
A Folia de Reis abre o Balaio de 2017 que contará, entre as atrações, com outro patrimônio cultural: a Roda de Jongo, reconhecida em 2013 pelo CONDEPACC como Patrimônio Cultural de Campinas.
O Balaio é um festejo de reverência às águas que carrega o simbolismo de fé na cultura ancestral herdada dos nossos antepassados, rito de celebração e resistência pela vida de todos nós. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Veja abaixo a programação completa da 5ª Edição do Balaio das Águas:
Companhia de Santos Reis Azes do Brasil
Coco do Encantado
Tiririca – Capoeira
Puxada de Rede do Xaréu
Urucungos, Puitas e Quijengues
Máfia Africana
Jongo Dito Ribeiro
Grupo Dandara
Bateria Alcalina
Maracatucá
Afoxé IBAÔ Inã ati Omí
Balaio das Águas
04 de fevereiro, 2017 – sábado
Horário: das 12h às 19h
Rua Ema, 170 – Vila Padre Manoel da Nóbrega
Valor: gratuito
Informações – Tel: 99111-3747