Prefeitura de Campinas não paga salário de professores do Cefortepe há um ano

A Prefeitura de Campinas, comandada por Jonas Donizette (PSB) não paga os formadores de professores da Rede Municipal há um ano, desde o início de 2016. Esses professores são vinculados ao Cefortepe (Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa), da Secretaria de Educação.

Na última quinta, dia 15/12, no Cefortepe, os professores foram em uma reunião do Conselho Municipal de Educação, com a presença da Secretária de Educação Solange Peliser. “Nós comparecemos para expor a situação, colocar em pauta o nosso problema e fazer um protesto. Mostrando constrangimento pela situação, a representante da secretaria disse mais uma vez que tentaria resolver a situação junto à Secretaria de Finanças”, anotaram. Outros conselheiros mostraram apoio aos formadores.

No dia 16 de outubro de 2016, os professores já haviam tentado receber os salários. “Enviamos um pedido de reunião para a Secretaria de Educação, através de uma carta, protocolada. Assinavam 16 profissionais, de 9 projetos. Nossa solicitação foi ignorada, mostrando o desrespeito da Prefeitura com os trabalhadores. Fizemos uma série de ligações para a Secretaria de Educação e para a Secretaria de Finanças. A resposta é que não poderiam nos pagar, onde o Setor de Contas a Pagar afirmou que não somos prioridade”, relatam os professores.

O trabalho dos professores ligados ao Cefortepe é realizado por meio de contrato e consiste na preparação, atualização, incentivo a novas ações e trabalhos de aperfeiçoamento para docentes da rede municipal. Além de não pagar os professores, a situação prejudica a qualidade do ensino, que fica sem o trabalho de formação de professores.

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

13 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

15 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

18 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

18 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

19 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

2 days ago