Museus em São Paulo têm programação especial sobre Direitos Humanos

Em São Paulo – Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, os Museus do Governo do Estado de São Paulo se mobilizam pelo segundo ano consecutivo para realizar a ação Sonhar o Mundo. Com o tema Enfrentando nossos preconceitos, a iniciativa ocorre de 5 a 11 de dezembro, trazendo uma programação diversificada com palestras, bate-papo, exposição, filmes e intervenções para conscientizar e sensibilizar as pessoas e contribuir com o respeito à diversidade cultural e combate ao preconceito, à discriminação e à violência.

Participam diretamente da ação os cinco museus cujos temas estão relacionados aos Direitos Humanos: Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Afro Brasil e Museu da Imigração. Todos os demais museus da Secretaria da Cultura também se engajam na divulgação do tema via redes sociais, e alguns com programações adicionais. No total, a Secretaria mantém 19 instituições museológicas.

Entre os destaques da programação cultural dos cinco museus está a exposição Direitos Imigrantes: nenhum a menos, em cartaz no Museu da Imigração; no Museu Afro Brasil o público poderá conferir a visita temática Sonhar o mundo sem racismo, que enfatiza as relações entre direitos humanos e o enfrentamento do preconceito e do racismo (11 de dezembro ); o Museu Índia Vanuíre (em Tupã) fará a exibição do documentário Nossas Terras, da série Índios no Brasil, que aborda os problemas na demarcação de terras indígenas (7 e 8 de dezembro); de 5 a 11 de dezembro o Memorial da Resistência fará a pintura coletiva do mural Política e Diversidade, intervenção sob a coordenação do artista plástico Daniel Melim que envolverá vários artistas, comunidades e entidades sociais; já o Museu da Diversidade Sexual, no dia 10, em parceria com a Comissão da Diversidade Sexual e da OAB São Paulo, fará atendimentos ao público para esclarecimentos sobre direitos LGBT e encaminhamento para rede de proteção pública de Direitos Humanos.

Acompanhe a programação completa pelo site e pela plataforma SP Estado da Cultura, que reúne eventos em todo o estado ou nas redes sociais através das hashtags #sonharomundo e #Xôpreconceito. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

13 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago