O ministro que não sabia que estava participando de um golpe de Estado

O ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, foi um achado para o presidente Michel Temer.

Jovem, com bom trânsito entre os partidos que conspiraram no assalto ao Estado e sem retrospecto de corrupção, Marcelo Calero era um excelente nome para um governo golpista. Ele poderia fazer uma elo entre os golpistas e o setor a cultura que se posicionou contra o golpe.

Calero aceitou a empreitada, acreditando participar de um novo Brasil, talvez até tenha acreditado nas intenções do novo governo.

Em pouco tempo, percebeu o que significa um golpe de Estado. Ou seja: percebeu que quem dá golpe de Estado não tem mínimo apreço pelas regras legais e democráticas.

A maioria dos golpes Estado é uma tentativa de assalto às riquezas do país. Em países com regras democráticas, inevitavelmente é um assalto.

Mas o baiano Geddel Vieira Lima (PMDB) mostrou para Calero o que significa participar de um golpe, pressionando para um ato de corrupção.  “Não desejo isso pra ninguém. Estar diante de uma pressão política, diante de um caso claro de corrupção. Pensei: ‘Esse cara é louco, esse cara é maluco'”, disse Calero após deixar o cargo de ministro da Cultura.

Poderia ter saído antes, logo que foram divulgados os áudios do senador Romero Jucá (PMDB) tramando o golpe de Estado para conter o combate à corrupção.

Antes de deixar o ministério, Calero comunicou a corrupção ao presidente Temer, que não fez nada.

Recent Posts

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

4 hours ago

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

9 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

11 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

11 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

11 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

11 hours ago