Genus: o princípio de gênero

Por Eliana Mônaco

O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino;o gênero se manifesta em todos os planos

Com mais de 20 anos de experiência como professora e bailarina de dança oriental, além de praticante de diversas técnicas corporais diferentes, como a dança de salão, dança contemporânea, ballet clássico e artes cênicas, e também como estudiosa da psicologia de Carl Jung sobre o Feminino Sagrado, encontrei espaço no site Carta Campinas para compartilhar essas experiências com amigos e leitores.

Ao procurar um nome para a coluna, busquei uma palavra que pudesse remeter ao conceito de equilíbrio, e coincidentemente ou não cheguei a Genus. Na raiz latina, Genus dá origem para várias outras palavras, como gens, gênero, sexo, ou polaridade.

Porém, “esse conceito de gênero faz parte do Hermetismo ou hermeticismo, que é o estudo e prática da filosofia oculta e da magia, associados a escritos atribuídos a Hermes Trismegisto, ou “Hermes Três-Vezes-Grande”. Ele é uma deidade sincrética que combina aspectos do deus grego Hermes e do deus egípcio Toth. São sete as leis herméticas, dentre elas, a Lei da Polaridade e a Lei de Gênero, que estão no livro Caibalion escrito no final do século XIX por três iniciados. Não é um livro oriundo da era pré-cristã como se supõe. O hermetismo consiste, de forma sincrética, no estudo e prática da evolução e expansão da consciência humana até à Consciência divina, penetrando assim nos mais profundos mistérios da Criação, o que ficou conhecido como iniciação, iluminação ou senda no Oriente”. (Fonte Wikipedia).

Portanto a partir desse conceito das leis herméticas, de polaridade e gênero, vou discorrer o meu primeiro texto sobre o feminino sagrado e sua ligação com a dança oriental (ou do ventre) e seus poderes de cura, sejam elas físicas, mentais ou energéticas. Convido à todos a dançarem comigo essas ideias em breve aqui na coluna. A dança das palavras cujo alvo é saúde e equilíbrio.

Elly Mônaco é jornalista, professora de dança oriental, ideializadora do GEAF- Grupo de Estudos da Alma Feminina- Anima (desde 2010) e coaching do Sagrado Feminino

Recent Posts

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

11 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

13 hours ago

Coletivo de fortalecimento feminino na literatura marca presença no Flipoços 2026

(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…

13 hours ago

Projeto quer a população na gestão e decisões sobre parques e áreas verdes de Campinas

Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…

14 hours ago

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

17 hours ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

18 hours ago