Usina nuclear de Fukushima
Em certo momento diz: “a história tem muitos exemplos de justiceiros messiânicos como o juiz Sérgio Moro e seus sequazes da Promotoria pública”.
Dentre os exemplos, diz Cerqueira Leite, se destaca o dominicano Girolamo Savanarola, representante tardio do puritanismo medieval. Mas o professor da Unicamp destaca a diferença essencial entre Moro e Savanarola. ” Todavia existe uma diferença essencial, apesar de muitas conformidades, entre o fanático dominicano e o juiz do Paraná: não há indícios de parcialidade nos registros históricos da exuberante vida de Savanarola, como aliás aponta o jovem Maquiavel, o mais fecundo pensador do Renascimento italiano”.
O professor ainda acrescenta que Moro sofre da síndrome do “escolhido”. “O sentimento aristocrático, isto é, a sensação, inconsciente por vezes, de que se é superior ao resto da humanidade e de que lhe é destinado um lugar de dominância sobre os demais”. Para Cerqueira Leite, a corrupção é quase que um pretexto para o juiz do Paraná. “Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista”.
E termina dizendo que Moro só é útil enquanto existir o PT. “Em Roma, Savanarola foi queimado. Cuidado Moro, o destino dos moralistas fanáticos é a fogueira”. (Veja o artigo)
O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…