Inaugurada há apenas 4 anos, UPA do Centro de Campinas é fechada pela Prefeitura

A Prefeitura de Campinas, comandada por Jonas Donizette (PSB) decidiu acabar com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro, situada à rua Irmã Serafina, 937.

Ela será fechada a partir das 7h do dia 3 de novembro de 2016, quinta-feira da próxima semana.
Novinha, a UPA é mais um caso de desperdício de dinheiro público. Ela foi inaugurada em novembro de 2012 para atender 500 moradores do Centro da cidade por dia.

A UPA substituiu o antigo Pronto Atendimento (PA) Centro, que também foi fechado em março de 2012 por exigência da Vigilância em Saúde. Como o local não oferecia condições para uma reforma adequada, a Administração decidiu implantar a UPA.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que vai manter equipes com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem na UPA Centro por 15 dias, das 7h às 19h, a partir da data do fechamento. Esses profissionais darão orientações às pessoas que procurarem a unidade. Depois, esses servidores serão transferidos para o Centro de Saúde Mário de Campos Bueno Júnior, à rua Padre Vieira, 1.145, conhecido como CS Centro e que fica a poucos metros da UPA. O CS Centro foi inaugurado em julho de 2014.

A UPA do Centro também havia sido construída para desafogar o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, que agora volta a atender às demandas da UPA Centro.

De acordo com a Prefeitura, os 113 servidores que hoje trabalham na UPA Centro serão remanejados de acordo com as necessidades do atendimento.

A unidade foi parcialmente interditada pela Vigilância em Saúde de Campinas na última segunda-feira, dia 24. De acordo com a Prefeitura, houve tentativa de fazer as adequações necessárias no local que abriga a UPA Centro, mas a estrutura do prédio não permite. Tanto que a Prefeitura não consegue obter a habilitação da unidade para receber recursos do Ministério da Saúde. Isso obriga o município a arcar integralmente com os seus custos, hoje da ordem de R$ 1,5 milhão por mês. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

15 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

16 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

18 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

2 days ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

2 days ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

2 days ago