A exposição contará com Kudusamas, aquarelas sobre papel e aquarelas tendo como suporte caixa de fósforo e marcadores de livro. A técnica foi desenvolvida pelo artista que se dedica a ela há mais de 10 anos. Para mostrar sua afinidade, habilidade e gosto pelo papel, o artista também realizará a performance “Um tempo para Dobrar papéis”, utilizando a técnica do Origami.
O kusudama japonês (薬 玉; lit. bola de medicina) é um modelo de papel que é normalmente (embora nem sempre) criado por costura de várias unidades piramidais idênticas (geralmente flores estilizadas dobradas em papel quadrado) em conjunto, através de seus pontos, para formar uma forma esférica. Originários da antiga cultura japonesa, onde foram usados para o incenso e potpourri; provavelmente sendo cachos reais de flores ou ervas – a própria palavra é uma combinação de duas palavras japonesas Kusuri, Medicina, e tama, Bola – eles agora são tipicamente usados como decoração ou como presentes.
O kusudama é importante em origami por ser um precursor do gênero origami modular.
A exposição tem entrada gratuita e pode ser vista até 25 de novembro. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Exposição “Dobraduras, Aquarelas e Caixa de Fósforo”
Artista: Fernando Calhau
Local: Livraria Pontes
Performance: Um tempo para Dobrar papéis
Endereço: Rua Dr. Quirino, 1223 – Centro, Campinas – SP
Abertura: 05/11 às 10h
Período: 05/11 a 25/11/2016
Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, 09h às 18h
sábados, 09h às 13h e aos domingos fechado
Telefone:(19) 3236-0943
“Não se trata de contradição. Trata-se de intuir unidades na atenção que guia a mão do artista, o olhar de quem contempla…”