Experimento teatral ‘Ofélia Morta!’aborda questões sobre a loucura e a morte

A Cia. Corpo Santo apresenta nos dias 01 e 02 de Outubro o experimento teatral “Ofélia Morta!”, no CIS Guanabara, em Campinas. Por ser uma peça itinerante, o limite de público é de 40 pessoas, e a participação é por ordem de chegada. O ingresso é no chapéu, o espectador decide o valor que deve dar ao final do espetáculo, e a classificação é de 14 anos.

O experimento percorre caminhos entre a loucura e a morte, passeando por questões sobre o universo feminino e masculino, aproximando todas as personagens do próprio espectador, expondo e destacando a fragilidade dos sentimentos e da busca sobre si, com reflexões sobre dias atuais.

“Ofélia Morta!” foi o resultado da 1ª edição do Projeto Solo ocorrido em 2015, que reuniu artistas da região para participar de uma residência artística junto a Cia. Corpo Santo por 6 meses. Esta residência proporcionou aos artistas a oportunidade de entrar em contato com o trabalho de pesquisa teatral utilizado pela companhia na montagem de seus espetáculos. O ponta pé inicial para a criação dos solos foi o enfoque na personagem Ofélia, presente na peça Hamlet, de Shakespeare. Diante disso, os residentes puderam vivenciar questões relacionadas a criação própria dessas Ofélias, da ação performática, montagem e dramaturgia, com o monitoramento de integrantes do grupo que funcionaram como provocadores, incentivando a reflexão e norteando temas decisivos para cada criador.

Segundo o diretor da Cia. Corpo Santo, Douglas Chaves, que participa do experimento como um dos provocadores e assinando a direção geral desse experimento, as apresentações inauguram a programação de comemoração aos 10 anos do grupo. Ainda esse ano, mais precisamente em novembro, o grupo estreará a peça “Tão Logo”, em processo, como parte desta comemoração.

“Este projeto é o início das comemorações do aniversário de 10 anos da Cia. Corpo Santo. Sempre tivemos a vontade de trabalhar a personagem Ofélia em suas diferentes camadas, então chamamos esses artistas para essa vivência. E não há maneira melhor de iniciar uma comemoração de um grupo de teatro de resistência como o encontro de artistas e a troca de experiências, isso renova as energias, é revigorante. Ao mesmo tempo inicia um novo ciclo dentro do grupo, potencializando uma estética já existente em nossos espetáculos e sua linguagem”, disse Chaves.

Por ser uma peça itinerante e apresentada a céu aberto, em caso de chuva a apresentação será cancelada. O CIS Guanabara está localizado na Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas – SP. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ofélia Morta
Quando: 01 e 02/10, às 17h00;
Onde: Cis Guanabara | Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo – Campinas/SP – Com estacionamento no local.
Entrada gratuita

Recent Posts

Artes Pela Paz: Banda Pretas & Pretos leva a música negra ao palco em show gratuito no CCC

(foto reprodução instagram) A música negra brasileira e a valorização da ancestralidade ganham destaque no…

3 hours ago

16ª Semana da Educação debate a construção de relações mais humanas nas escolas

(ricardo lima - divulgação) O Movimento Educação Sempre (MES) realiza, entre os dias 8 e…

4 hours ago

Teatro Castro Mendes recebe estreia de musical infantil inspirado em João e Maria

(foto telma martins - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe no próximo dia 14 de…

4 hours ago

Pesquisadores mostram que PEC de Flávio Bolsonaro destrói o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

1 day ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

2 days ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago