Lançado em LP em 1976 (época em que seu autor se intitulava Jorge Ben), o álbum de onze músicas representou um marco na trajetória musical do artista: ele definitivamente trocou o violão acústico pela guitarra elétrica. Munido de uma nova sonoridade, Jorge Ben consolidou seu estilo mundialmente, desenvolvendo uma fusão de gêneros musicais e técnicas composicionais que entrelaçam a música pop negra afro-brasileira com a norte-americana.
O resultado é um álbum extraordinário, que abre com o clássico “Umbabarauma” e no qual a suingada guitarra elétrica dá o tom.
Dentre os milhões de fãs do disco África Brasil está Regis Damasceno, guitarrista do Cidadão Instigado que agora assume a direção musical deste espetáculo inédito. Para tanto, ele conta com BNegão (BNegão & Seletores de Frequência / Planet Hemp), Jorge du Peixe (Nação Zumbi), Russo Passapusso (BaianaSystem), Xênia França (Aláfia) e Nayra Costa, que vão apresentar releituras das canções do disco.
África Brasil foi eleito como o 22º melhor álbum do mundo pela revista Rolling Stone US. Este foi o único disco brasileiro na lista compilada pela revista norte-americana em 2002.
“Para longe da reverência e das facilidades do baile, África Brasil 40 anos aceita a missão de dar um novo olhar sobre a magnífica obra de Jorge Ben, rei do ritmo e da melodia. Samba, rock, samba-rock, soul, funk, africanismos, tudo isso é contemplado neste registro sonoro. Um show para todos os sentidos”, diz Regis Damasceno, diretor musical.
África Brasil – 40 anos
Dias 6 e 7 de agosto – 21h e 18h, respectivamente
Sesc Pinheiros – Teatro Paulo Autran
Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP
Vendas de ingressos:
Através do Portal do Sesc e nas bilheterias das Unidades
Inteira: 40,00
Meia: 20,00
Comerciário: 12,00
06 de agosto (sábado), às 21h, com:
BNegão
Russo Passapusso
Xênia França
Nayra Costa
07 de agosto (domingo), às 18h, com:
Jorge Du Peixe
Russo Passapusso
Xênia França
Nayra Costa
Banda:
Bruno Buarque – Percussão e samplers
Rodrigo Campos – Violão e Guitarra
Webster Santos – Violões e Violão de 7 cordas
Direção Musical: Regis Damasceno
Produção Executiva: Diletto Produções e Ramalhete Produções
Produção de Campo: Gabriela Nogueira Salles
VJs: Carol Shimeji e Droo Droo
PA: Renato Coppoli
Monitor: Gustavo Mendes e Fernando Yamamoto
Luz: Carolina Chagas Autran Ribeiro e Silvestre Garcia Junior
Roadie: Juninho Sangiorgio e André Calvente