São Paulo Cia de Dança apresenta espetáculo ‘O Sonho de Dom Quixote’ no Castro Mendes

Nos próximos dias 19, 20 e 21 de agosto, no teatro Castro Mendes, em Campinas, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD)  apresenta o espetáculo “O Sonho de Dom Quixote”, primeira criação de Márcia Haydée para uma companhia no Brasil.

Colorida, vibrante e com muito humor, o balé conta as aventuras de Dom Quixote, um sonhador visionário, que se dispõe a combater “o erro, o falso e o mal de mil semblantes” e encontrar sua dama perfeita Dulcinéia; e a história do amor quase impossível de Kitri e Basílio, uma vez que ela estava prometida por seu pai a Gamacho, um rico comerciante. Camponeses, toureiros e ciganos ajudam a compor a obra. Com a cumplicidade de Dom Quixote, o casamento dos apaixonados se realiza e é comemorado por todos.

O elenco de O Sonho de Dom Quixote conta com dois bailarinos naturais de Campinas: André Grippi e Luca Seixas.

Criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – gerida pela Associação Pró-Dança – é dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora.

“Dom Quixote” é um dos mais populares balés em todo o mundo. A versão especial de Márcia Haydée para a SPCD mantém alguns momentos reconhecíveis desta obra criada originalmente por Marius Petipa (1818-1910), em 1869, e inspirada em um capítulo da obra de Miguel de Cervantes (1547-1616), com música composta por Ludwig Minkus (1826-1917), ao mesmo tempo em que as atualiza com cenografia de Hélio Eichbauer e desenhos de Candido Portinari (1903-1962), figurinos de Tânia Agra, luz de José Luiz Fiorruccio, composições de Norberto Macedo (1939-2011) e poemas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

As apresentações são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

O Sonho de Dom Quixote, São Paulo Companhia de Dança (SPCD)
Teatro José de Castro Mendes. Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial – Campinas
Dias 19, 20 e 21 de agosto
Horário: sexta-feira e sábado, às 21h; domingo, às 18h
Entrada gratuita

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

15 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

16 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

19 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

2 days ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

2 days ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

2 days ago