Professores já podem responder pela internet a pesquisa sobre história afro-brasileira

Quadro de Johann Moritz Rugendas – 1802-1858

Os professores e demais educadores da rede municipal de ensino de Campinas já podem responder ao questionário da pesquisa sobre o ensino da história africana e afro-brasileira nas escolas. Basta acessar o site Educação Conectada (da Prefeitura).

Os participantes não serão identificados. O prazo é de 11 a 31 de agosto. O objetivo é identificar as dificuldades dos profissionais para a aplicação desses conhecimentos aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, conforme previsto em lei federal (10.639/2003) que incluiu esses conteúdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A pesquisa está sendo realizada por meio de parceria entre a Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Educação, a Faculdade de Educação da Unicamp e a Pró-Reitoria de Pesquisa do Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (IFSP).

Os resultados da pesquisa serão divulgados no dia 27 de setembro. Na sequência, a Comissão de Estudos da Câmara pretende aplicar o questionário também aos professores das redes estadual e particular da cidade.

Embora previsto em leis federais desde 2003 (pela Lei 10.639- história e cultura africana e afro-brasileira) e 2008 (pela Lei 11.645- Indígena), esse conteúdo ainda não é aplicado de forma efetiva e regular em todas as escolas da cidade e do País. A expectativa da Comissão é que os dados obtidos com a pesquisa subsidiem a formulação de políticas públicas de superação.

Os responsáveis pela pesquisa são Ângela Soligo, professora da Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisadora de questões raciais; Caroline Jango, do IFSP; e Edna Lourenço, presidente do Grupo Força da Raça. A Comissão de Estudos foi criada em novembro de 2014, por iniciativa do vereador Carlão do PT. Durante esse período, realizou diversas atividades e reuniões, com o intuito de colaborar com a conscientização das pessoas e promover parcerias com entidades, movimento negro e os poderes públicos municipal e estadual. Os outros membros da Comissão são os vereadores Paulo Bufalo (PSOL), relator; Professor Alberto (PR) e Luiz Carlos Rossini (PV). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

53 minutes ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

2 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

6 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

6 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

7 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago