Jornais de São Paulo foram decisivos para segregar hansenianos no século passado

O jornalista e escritor Guilherme Gorgulho lança no próximo dia 24 de agosto o livro À Margem das Páginas – o papel da imprensa no apoio ao isolamento de hansenianos, em Campinas. O livro revela o papel preponderante que os jornais paulistas tiveram na segregação dos pacientes com hanseníase entre os anos de 1930 e 1960.

Gorgulho pesquisou os principais jornais paulistas do período para compreender de que modo a imprensa se aliou ao governo, com o respaldo do serviço médico oficial, para dar sustentação à segregação, contrariando recomendações internacionais e calando as vozes divergentes do meio científico.

As vítimas da hanseníase sofreram abusos durante o período de institucionalização comparáveis aos dos presos de campos de concentração nazistas, que culminaram com uma revolta armada generalizada nos sanatórios em 1945.

A obra, lançada pela Editora UFABC, mostra que a rígida estratégia do governo paulista de isolar pacientes em qualquer estágio da doença, privando-os de seus direitos civis supostamente em prol da população sã produziu o efeito contrário, elevando a endemia no Estado de São Paulo.

Uma doença que há milênios estigmatiza seus portadores e que a cada ano produz 30 mil novos casos somente no Brasil é um dos mais graves e desconhecidos exemplos de como equívocos em políticas públicas podem repercutir ao longo de várias gerações. A obra traz à tona a obscura história das privações vividas pelos pacientes de hanseníase, antigamente conhecida como lepra, nos cinco asilos-colônia construídos em São Paulo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Serviço
Título: “À Margem das Páginas – o papel da imprensa no apoio ao isolamento de hansenianos”
Autor: Guilherme Gorgulho
Editora: UFABC
Lançamento: 24 de agosto de 2016 (quarta-feira)
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Casa do Professor Visitante (CPV)/Funcamp
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1251, Unicamp, Barão Geraldo, Campinas

Recent Posts

Música caipira de Campinas anima a 4ª Festa das Nações de Joaquim Egídio

(foto geovane cougo - divulgação)  O projeto cultural Oficinas de Música Caipira, de Campinas, está…

1 hour ago

Ateliê abre vagas de oficina gratuita de fotografia para professores e educadores

O projeto ensina como educadores podem usar a fotografia analógica como ferramenta de sala de…

3 hours ago

Espetáculos do Projeto Terror em Cena chegam ao Centro Cultural Casarão e à Unicamp

(imagem paula arielly - divulgação) A temporada de estreia do Projeto Terror em Cena, assinado pelo…

8 hours ago

Show de Zé Ibarra leva a nova cena da música brasileira ao Teatro Castro Mendes

(foto Elisa Maciel - divulgação) A nova geração da música brasileira ganha destaque em Campinas…

10 hours ago

‘O Legítimo Pai da Bomba Atômica’ reflete sobre ciência, ética e o uso de armas de destruição em massa

(foto mari jacinto - divulgação) O espetáculo teatral "O Legítimo Pai da Bomba Atômica" será…

11 hours ago

Cordelista Samuel de Monteiro lança livro em sarau poético na Biblioteca do Bonfim

(foto pedro quintans - divulgação) O cordelista, poeta e compositor Samuel de Monteiro lança o…

13 hours ago