Documentário sobre o Urucungos, Puítas e Quijengues será exibido na VI SEDA

No próximo dia 4 de agosto, das 19h às 21h, será lançado no Ponto de Cultura IBAO, como parte da programação da 6ª edição da Semana do Audiovisual (SEDA) Campinas, o documentário “A Dança da Amizade. Histórias de Urucungos, Puítas e Quijenques”. Produzido e dirigido pelo cineasta e professor de cinema e televisão da UNICAMP, Gilberto Alexandre Sobrinho, o filme narra o surgimento do grupo e sua longa história, por meio de depoimentos e imagens de registro de seus componentes fundadores, com destaque para Raquel Trindade, filha do poeta Solano Trindade, também artista e continuadora do legado paterno.

No documentário, um depoimento de Raquel Trindade abre o filme e assim o espectador é convidado a conhecer o vigoroso desdobramento da passagem pela Unicamp dessa artista e intelectual negra. Dessa forma, o filme coloca em circulação um dos desdobramentos locais da história do movimento social e cultural dos negros no final dos anos 1980, em que Raquel era uma das protagonistas. Sua vinda para a Unicamp, para dar aulas no Instituto de Artes, teve como consequência a formação desse grupo de cultura popular, composto em sua maioria por negros e que tem participado ativamente do movimento cultural, artístico e de resistência negra em Campinas. O documentário foi filmado em Campinas, no Embu das Artes e em Santana de Parnaíba.

A importância maior do documentário está em colocar em circulação o legado cultural do Grupo Urucungos, marcado pelo desenvolvimento de atividades artísticas ligadas à cultura popular afro-brasileira, que há quase três décadas desenvolve um amplo repertório de expressões em cantos e danças nordestinas. Além disso, o grupo se destaca por ser um dos expoentes do samba de bumbo, vertente campineira do chamado samba rural paulista.

A pesquisa surgiu a partir de uma dissertação de mestrado, de Alessandro José de Oliveira, defendida no Instituto de Artes. O filme também é um desdobramento da pesquisa poética do diretor sobre a cultura negra, cujo trabalho anterior é o documentário Diário de Exus (2014).

O documentário foi viabilizado pelo FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas e também pelo FAEPEX – Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, da UNICAMP. (Carta Campinas com informações de divulgação)

SINOPSE: A trajetória artística e de resistência do Grupo Urucungos, Puítas e Quijengues. Surgido em Campinas no final dos anos 1980, por iniciativa de Raquel Trindade, o grupo mantém vivo o repertório de sambas nordestinos e é uma das principais vozes do samba de bumbo, vertente do samba paulista.

2016, 25 minutos
Direção e Produção: Gilberto Alexandre Sobrinho
Concepção e pesquisa: Gilberto Alexandre Sobrinho e Alessandro José Oliveira
Pós-produção e Finalização: Doctela
Apoio: FAEPEX – Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão – FAEPEX, UNICAMP
Patrocínio: FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas

Debate: Sobre a resistência das culturas populares e a trajetória do Urucungos na cidade de Campinas-SP

Participação: Gilberto Alexandre Sobrinho e Alceu Estevam

Local: Ponto de Cultura IBAO – Rua: Ema, 170 – Vila Padre Manoel de Nobrega, Campinas-SP

Recent Posts

Show de Zé Ibarra leva a nova cena da música brasileira ao Teatro Castro Mendes

(foto Elisa Maciel - divulgação) A nova geração da música brasileira ganha destaque em Campinas…

34 minutes ago

‘O Legítimo Pai da Bomba Atômica’ reflete sobre ciência, ética e o uso de armas de destruição em massa

(foto mari jacinto - divulgação) O espetáculo teatral "O Legítimo Pai da Bomba Atômica" será…

2 hours ago

Cordelista Samuel de Monteiro lança livro em sarau poético na Biblioteca do Bonfim

(foto pedro quintans - divulgação) O cordelista, poeta e compositor Samuel de Monteiro lança o…

4 hours ago

Show do Peu Abrantes Trio traz mistura de ritmos que vão do jazz ao maracatu

(foto juliana lira - divulgação) O compositor, arranjador e baixista Peu Abrantes se apresenta em…

4 hours ago

Itaipu se transformou em um ecossistema de pesquisas em energias renováveis

(foto tânia rego - ag brasil) O reservatório de água da usina de Itaipu, na…

16 hours ago

Sucesso de Dias Gomes na TV, O Bem Amado vira musical com apresentação em Campinas

(imagem divulgação) O musical “Nos Passos do Bem Amado” será apresentado no Centro de Convivência…

22 hours ago