VI Semana do Audiovisual de Campinas discutirá ‘O que são práticas democráticas?’

A 6ª edição da Semana do Audiovisual (SEDA) Campinas 2016 acontece de 31 de julho a 07 de agosto em vários espaços da cidade. Esse ano, trará em suas atividades a pergunta: “O que são práticas democráticas?” No Audiovisual, na comunicação, na cultura, nas estruturas de poder, nos espaços públicos, nos serviços sociais, nos campos de decisão política e no nosso convívio público e privado do cotidiano.

Todos estão convidados para imergir nesse movimento, nessas vivências e nessa troca de saberes que tem como intuito central construir e compôr espaços de trocas e práticas da diversidade social.

“A Semana do Audiovisual – SEDA, é um festival de audiovisual e multimídias que acontece de forma integrada com outras cidades do Brasil e América Latina. É por princípio um festival alternativo e independente, um evento comunitário, inclusivo, descentralizado e plural, que incentiva e estimula a produção e a discussão de obras audiovisuais nacionais no micro e no macro, numa perspectiva de incidir como tecnologia social para organização, formação e participação de grupos, coletivos e movimentos de cada cidade nas temáticas selecionadas em reuniões abertas e descentralizadas.

Pleno 2016, Campinas-SP, a luta pelo direito e pelo acesso aos meios produtivos de comunicação, do audiovisual e do cinema no país tem se mostrado cada vez mais evidente pelos tensionamentos políticos e midiáticos. Evidente também é  o cerceamento desse direito por parte dos interesses corporativos e econômicos, historicamente gerados pelas políticas públicas privatistas e concentradoras de poder dentro do setor da comunicação, do cinema, do jornalismo, das mídias sociais e das tecnologias da informação em geral.

É contra essa matriz política segregadora e excludente que vários movimentos historicamente vem lutando e se posicionando para contrapôr um sistema capitalista e uma forma de organização das ações governamentais sob a lógica de venda de conhecimento, de informação, de utilização do acesso à arte e à cultura, a transformação de bens públicos sociais em um grande mercado do entretenimento. É também na luta contra a hegemonia dessa matriz de políticas que os festivais das Semanas do Audiovisual (SEDAs) surgem em meados de 2009 por várias cidades do país, pensando novos circuitos e novas produções nos cernes dos debates, no acumulo de outros movimentos e que, até o momento histórico deste texto, vem propondo essas discussões na perspectiva de proporcionar o diálogo, a visibilidade e o debate dessas contradições e demandas, reivindicatórias.

Em seu sexto ano de atuação em Campinas, mais uma vez a  SEDA batalha por espaços de construção de voz, mas também de escuta de práticas culturais no campo da cultura, do digital, multimídia e audiovisual, em frentes temáticas de luta social na cidade, no estado e no país. O grito audiovisual que resiste faz tempo, mas que os mecanismos de veiculação  deixam de escutar e não querem ver”.

A programação completa da VI SEDA pode ser vista AQUI. A Semana é transmitida ao vivo pelo Socializando Saberes e também pelo Coletivo de Mídia Livre Vai João. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

7 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

13 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

24 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago