Suplicy mostra a face do atraso brasileiro

Por Rafael Martarello

O comentário de Fernando Holiday (MBL) sobre a prisão do ex-senador Eduardo Suplicy foi demasiadamente rasteiro ao tentar desvirtuar o ativismo de Eduardo Suplicy. Holiday que irá concorrer contra o Suplicy em uma vaga na Câmara Municipal, ao buscar persuadir os espectadores para seus interesses pessoais, mostra-se, no vídeo, despreparado para o cargo ambicionado.

Falar da vida política de Eduardo Suplicy requer respeito e reconhecimento. Ele é um sujeito insistente em transformar positivamente a vida das pessoas. Sua atuação executiva culminou em um dos principais e melhores programas sociais do mundo, o Bolsa Família, que além de reduzir a pobreza, promoveu para uma população vulnerável maior poder econômico e dignidade social. Eduardo Suplicy é uma pessoa que está no dia-a-dia presente junto a população paulista, além de fortalecer diversos movimentos sociais de camada pobre, participando presencialmente quando possível.

Dito isto, não é cabível pensar que o Suplicy finge sua ideologia, pelo contrário, hipócrita é quem dissimula ou representa um papel falando mal do PT e cogita, segundo informações públicas, participar de partidos como PMDB, DEM e PSC. Estes agrupamentos partidários são a face do atraso, do conservadorismo e do subdesenvolvimento socioeconômico brasileiro. Eles nasceram para isto.

Sinceramente não sei o que um “liberal” pode estar fazendo aliado com estes partidos. Pois é nestes setores políticos que estão, e já estiveram muitos bandidos, e não na população pobre e vulnerável da qual deita no chão indefesa junto ao Suplicy.

O reducionismo de direcionar o que ocorre ou ocorreu na Prefeitura Municipal de São Paulo à pessoa ou ao ex-cargo do Suplicy, é desconhecer a heterogeneidade dos objetivos fins das organizações que compõe a administração pública. É também demonstrar incapacidade de observar as assimetrias de maturidade, profissionalização, o grau de influência de cada órgão e a variação em prover eficiência, eficácia e efetividade nos serviços públicos.

Comentário em rede social de Tony Ferraz

Na nova gestão pública há um deslocamento do papel do estado e de sua relação com a sociedade. A base dos principais planos partem do reconhecimento da demanda e na orientação nos resultados da ação que solucionará o problema público. Para quem será vereador é necessário não só executar isto, mas estar presente junto da população, ouvindo seus interesses, ao invés de ficar preocupado com a boa imagem do próximo vídeo que iria gravar para desmobilizar uma luta justa e necessária.

Eu não estou aqui tentando rebaixar alguém para amanhã pedir votos. Não sou filiado e não pretendo me candidatar a nada. O debate político das ofensas e acusações é ultrapassado e desonroso, muito mais quando não está alinhado com a verdade. Espero que Fernando Holiday quando estiver nas ruas ou quando até mesmo concorrendo a outros cargos na carreira política, venha com um debate tratando de soluções e problemas da administração pública.

Rafael de Almeida Martarello – Gestor de Políticas Públicas e mestrando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Faculdade de Ciências Aplicadas – UNICAMP

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

10 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

16 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago