Exibição do filme ‘Evento no Facebook’ terá mistura de teatro com cinema

Nos próximos dias 4 e 5 de agosto, no Teatro Castro Mendes, em Campinas, acontece o espetáculo “Evento do Facebook”, que apresenta ao público o gênero que mistura teatro com cinema, cunhado no Brasil de “Cinema em Cena”, onde pode-se assistir a um filme com os personagens em sua sala de cinema e toda equipe presente: diretor, cinematógrafo, contrarregras, editor de vídeo e de som. Além de tudo isso, o filme também está sendo feito, editado, musicado e projetado na mesma sala, tudo ao mesmo tempo.

Fruto de projeto de conclusão de curso da Universidade Estadual de Campinas, ‘Evento do Facebook’ faz parte dessa tendência ao misturar cenas pré-gravadas e performance ao vivo.

Idealizado e produzido quase inteiramente na cidade de Campinas, o filme foi contemplado em 2015 pela bolsa Aluno-Artista da mesma universidade. O projeto é produzido por artistas e estudantes e conta com Alex Huszar, elenco do filme “Que horas ela volta?”, indicação brasileira ao Oscar desse ano. A direção é de Mat Guzzo.

Na apresentação, o público é confrontado com a escolha de ter que escolher uma perspectiva a cada momento: de um lado, um estúdio-quarto no palco com a ação encenada ou, do outro, a projeção de cinema da mesma cena. Um cinematógrafo faz a intermediação desses dois espaços, conectados em uma ilha de edição que fica também no palco. Isso busca expandir a experiência do cinema para além da tela.

O filme traz como tema a representação na internet e a presença cada vez mais intensa do software no cotidiano humano. Após ter sua conta do facebook misteriosamente hackeada, o ator Alex é perseguido por seu duplo digital em telefonemas, relações sociais e até na vida real. Consumido por uma crise de identidade, o questionamento da realidade se torna inevitável. “Por meio da reflexão coletiva, o enredo é conduzido de forma explicativa e cômica ao avaliar as contradições da rede social”, destaca o diretor. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exibição do cinema em cena ‘Evento do Facebook’
Datas: 04 e 05 de agosto (quinta e sexta-feira)
Horários: 04/08 – 18h e 21h; 05/08 – 17h e 20h
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas-SP)
Ingresso: R$20,00, R$10,00
Classificação indicativa: 14 anos

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

7 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

13 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

24 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago