A disciplina Educação Moral e Cívica foi um símbolo da Ditadura iniciada com o golpe de 1964. ”Para além de toda a violência, a ditadura provocou grande prejuízo sobre a educação e isso permanece ate hoje. A disciplina Educação Moral e Cívica foi um dos grandes projetos dos ditadores para construir valores na sociedade, adequados ao ideal de segurança nacional, diz o professor Cleber Santos Vieira, do Departamento de Educação de Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O pesquisador lembra ainda que o projeto de educação da ditadura buscava ainda esvaziar o conteúdo crítico do currículo brasileiro. Não era só dentro da sala de aula, tinha de cantar o hino todo dia, por exemplo. E apesar do apoio do órgão americano de desenvolvimento da época – a Usaid –, não se apropriou de ideários como o a formação cidadã da população, extremamente comum nos Estados Unidos e na França, por exemplo.
O projeto é semelhante ao que foi imposto na Ditadura (veja texto do Estadão). De acordo com o projeto, as aulas da nova disciplina terão que executar o Hino Nacional, o Hino à Bandeira e o Hino da Independência do Brasil. “Falta civismo na sociedade, precisamos resgatar essa disciplina que tanto já contribuiu para o desenvolvimento do nosso país”, diz o vereador, que promove debate sobre o projeto nesta terça-feira, 14, às 19 horas, na Câmara Municipal, com acesso pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta. (Carta Campinas com informações de divulgação)