Com obras de compositores que inovaram a escrita para piano dos séculos 20 e 21 no Brasil e nos Estados Unidos, o pianista e artista Steinway Sérgio Gallo apresenta o programa “Experimentalismo e diversidade sonora”.
“No programa, obras de Henri Cowell e Lou Harrison mostram experimentos relacionados à sonoridade e textura, com a produção de sons por meio da combinação de toque direto nas cordas e clusters produzidos pelas mãos e braços. Com Rudepoema, Heitor Villa-lobos faz transparecer não só a técnica brilhante do pianista, mas sonoramente revela uma atmosfera rica em sons de pássaros, danças indígenas e alusões aos ruídos das florestas brasileiras”, diz Thais.
“A música contemporânea, com suas características de experimentalismo e de constante busca pelo novo, dialoga e transita espontaneamente entre as linguagens da música de concerto europeia e os elementos originais das culturas de outras regiões. A liberdade e a variedade das linguagens musicais dos séculos 20 e 21 se inspiram e incorporam sonoridades e ritmos singulares que não só evocam lugares distantes, mas que, acima de tudo, remetem o ouvinte a características culturais e perspectivas que o intrigam e seduzem. Esta integração cultural e peculiaridade na linguagem contemporânea afloram nos concertos de junho no Instituto CPFL”, afirma a curadora.
Mais informações na página do Instituto CPFL. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…
(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…
(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…
(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…
(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…