Centro Cultural Casarão recebe 9º Encontro de Nôgaku com a peça ‘Hagoromo’

O Centro Cultural Casarão recebe, no próximo dia 19 de junho, domingo, às 15h, o 9º Encontro de Nôgaku – Imin Nô, com a apresentação da peça “Hagoromo”, de Motokiyo Zeami, além de outros trechos de peças de teatro Nô.

O evento, que é realizado pela primeira vez na cidade de Campinas pela Associação Brasileira de Nôgaku (ABN), acontece um dia após a comemoração do aniversário de 108 anos da imigração japonesa no Brasil.

O teatro Nô é uma arte japonesa do século XIV que combina canto, dança, poesia e música de uma maneira refinada e altamente simbólica. Foi criado por Kan`ami e seu filho Zeami, podendo ser considerada uma bela síntese da cultura japonesa.

Em 2001, a Unesco reconheceu o teatro Nô como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. Desde o início do século XX, até os dias de hoje, esta forma teatral continua sendo prestigiada e estudada pelo Ocidente.

Há cinco escolas (estilos) de Nô: Kanze, Komparu, Hosho, Kongo e Kita. O Nô chegou ao Brasil pelos imigrantes japoneses e hoje existem representantes de quatro das cinco escolas no país, os quais integram a Associação Brasileira de Nôgaku (ABN).

A Associação Brasileira de Nôgaku (ABN) tem compartilhado o seu conhecimento com artistas brasileiros num diálogo intercultural, dando um aspecto singular às peças que apresenta. O termo Imin Nô define o espírito da ABN: “Nô de imigrantes, por imigrantes e para imigrantes”. Como, de certa forma, somos todos imigrantes, o termo define um en­contro-reencontro com a singularidade que nos universaliza.

De autoria de Motokiyo Zeami (1363-1443), Hagoromo é uma peça muito conhecida e querida entre os japoneses. Traduzida como O Manto de Plumas por Haroldo de Campos, a história fala de um pescador que encontra um lindo manto pendurado sobre o ramo de um pinheiro, na Baía de Miho. Quando decide levar o tesouro consigo, ouve a voz de uma tennin ou anjo da lua, pedindo que o devolva para que ela possa retornar aos céus. O pescador nega o pedido e a tennin começa a fenecer.

Impressionado com a morte iminente do anjo, decide devolvê-lo desde que ela realize uma dança celestial. Ela concorda, mas diz que só poderá dançar vestida com seu manto. O pescador desconfia de sua palavra e ela responde serenamente: “Só os homens duvidam. Falsidade não é coisa do paraíso”. Envergonhado, o pescador entrega-lhe o manto de plumas e ela realiza belas danças, acalmando e alegrando a humanidade aflita, até desaparecer no céu.

O Centro Cultural Casarão está localizado à Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Barão Geraldo – Campinas. Ingressos gratuitos serão liberados ao público com 1 hora de antecedência. Mais informações no evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

9º Encontro de Nôgaku – Imin Nô Outono 2016
Peça: Hagoromo
Autor: Motokiyo Zeami
Dia: 19 de junho de 2016 (domingo)
Hora: 15h
Local: Centro Cultural Casarão
Endereço: R. Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N
Barão Geraldo – Campinas – SP
Telefone: (19) 3287-6800
Entrada gratuita
Retirada de ingressos 1 hora antes do espetáculo

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

12 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago