Ícone do site CartaCampinas

‘Minha avó era palhaço’ traz trajetória artística da primeira palhaça negra do Brasil

No dia 22 de maio (domingo), às 17h, será exibido no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, o documentário “Minha avó era palhaço” que revisista a trajetória artística da primeira palhaça negra do Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis.

O filme narra a carreira do personagem criado por Maria Eliza, o palhaço Xamego, nas décadas de 1940 a 60,e sua longa história no Guarany, circo de família tradicional, inaugurado no início do século 20.

O documentário foi realizado pela família do Xamego, os Alves dos Reis Gabriel, sob o comando das cineastas Ana Minehira e Mariana Gabriel. Mariana é a neta da atriz Maria Eliza e recebeu o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de 2014 pelo projeto de pesquisa, intitulado “Xamego, a primeira palhaça negra do Brasil”.

Com 52 minutos , o trabalho é resultado da pesquisa com entrevistas, encontros, leituras, consultas virtuais e do vasto acervo iconográfico, além dos registros em Super 8 da atriz, que animava festas da família até alguns anos antes de falecer, em 2007, aos 98 anos.

A pesquisa e as gravações duraram mais de um ano. A equipe responsável envolveu-se cada vez mais pelo tema deste palhaço-mulher que de dia era a mãe que amamentava os filhos (teve nove) e à noite era o homem-Xamego, o palhaço que alegrava e seduzia com suas pilhérias, seus cachorros e gatos amestrados e seus musicais hilários.

Os trabalhos percorreram as cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas, Santo André e Rio de Janeiro.

Após a exibição do documentário, haverá bate-papo da equipe com o público. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Direção e Roteiro : Mariana Gabriel e Ana Minehira
Produção e pesquisa: Daise Gabriel, Roberto Salim Gabriel e Mariana Gabriel
Direção de Fotografia: Thyago Ribeiro, Rui Ogawa, Rafael Reis e Caio Mancini
Montagem: Paulo Henrique Motta e Guga Pacheco
Finalização: Guga Pacheco
Trilha Sonora: Geórgia Cynara

Documentário “Minha avó era palhaço”
Quando: 22 de maio (domingo), 17h
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Rua Regente Feijó, 859. Centro. Campinas
Entrada gratuita

Sair da versão mobile