Ícone do site CartaCampinas

Programa que cria aplicativos para celular do MIT tem versão em português

O programa do MIT (Massachusets Institute of Technology) para a criação de App (aplicativos para smartphones) tem agora uma versão em português, que foi traduzida pelo professor Eduardo Valle (foto), da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp.

A ferramenta do MIT é disponibilizada gratuitamente na internet e não precisa de experiência em linguagem de programação para fazer os aplicativos para celular na plataforma Android.

O professor diz torcer para que a disponibilidade do App Inventor em português abra oportunidades para muitos professores, alunos, além de entusiastas de língua portuguesa, possam usá-lo. Por questões técnicas, a tradução não atingiu 100%, mas grande parte do trabalho está realizado.

A visual do programa de criação de App do MIT permite ao usuário usar o mouse para arrastar-e-soltar os componentes do aplicativo, comandos e funções. Os componentes são posicionados diretamente na tela de celular, e os comandos e funções são formados visualmente que lembra peças de um quebra-cabeça. Se a peça não encaixar, é porque a programação está errada.

“Eu vejo o App Inventor como uma porta de entrada: depois de um certo avanço, a pessoa vai sentir a necessidade de outras linguagens mais profissionais. O App Inventor torna as coisas muito fáceis, é bem diferente de uma linguagem de programação convencional, em que o programa é escrito de forma textual e depois passa por um compilador que aponta os erros – e aí aparece uma tela cheia de mensagens confusas, difíceis de interpretar: se faltou um ponto-e-vírgula na linha cinco, por exemplo, estoura um aviso de erro na linha oito ”, disse Eduardo Valle ao Jornal da Unicamp.

Veja site oficial do MIT App Inventor

Sair da versão mobile