Em 80 anos, Brasil vive a décima tentativa de golpe de Estado

Desde de 1935, quando Luís Carlos Prestes precipitou uma quartelada desastrosa, esta tentativa de golpe de Michel Temer e Eduardo Cunha, ambos do PMDB, é a décima tentativa de golpe.

Em 1964, o golpe com armas, durou 21 anos. Em 90 anos, apenas 5 presidentes eleitos completaram o mandado. Agora é uma tentativa parlamentar que cassa os votos da população nas últimas eleições presidenciais.

É essa lembrança que Jânio de Freitas traz hoje na sua coluna na Folha de S.Paulo. Para ele, o Brasil é inapto para a democracia.

“Chegamos a mais uma encruzilhada. Vem de longe a motivação mais profunda que aí nos põe: democracia não é para qualquer um, e o Brasil não tem aptidão para vivê-la. É historicamente inapto, como provam suas poucas e vãs tentativas. A democracia exige certo refinamento. Sua difícil construção exige, para os passos iniciais que jamais completamos, algum desenvolvimento mental da minoritária camada da sociedade que detém os instrumentos de direção do todo; e, para levá-lo a resultados razoáveis, alguma qualidade moral, a que podemos até chamar de caráter, dessa camada”.

Em muitos dos deputados a favor do impeachment, que fizeram discursos nas últimas horas na Câmara Federal, só comprovam o desprezo pela democracia. Os discursos refletem, nas entrelinhas e nas próprias linhas, o coronelismo. Poucos tentaram se pautar pelas regras constitucionais.

Como diz Jânio, falta aptidão e caráter para a democracia. E isso tudo se expressa nas duas figuras simbólicas do golpe: Eduardo Cunha e Michel Temer.

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

1 day ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

1 day ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

1 day ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

1 day ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

1 day ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

1 day ago