Telebrasília

Por Camila Amaral

Brasília, uma “cidade fictícia”, mas onde tudo o que por lá acontece é bem real …

– Telebrasília, você acompanha essa novela?

Pessoas bem arrumadas, sabe se lá, qual o conceito de “bem arrumadas” transitam pela área nobre da capital do Brasil. Ou melhor, seriam personagens centrais, clicadas a todo momento, mostrando aquele ar de superioridade, “sorrisos por todos os lados”, bolsos sempre cheios, um tal de “eu sei o que fazer”, “estou no poder”, apenas muitas entradas e saídas nos ministérios e no congresso, além de altos consumos e luxúrias.

Mas basta mudar, um pouco o foco da câmera, e nem precisa de zoom, para visualizar pessoas quase que “imperceptíveis”, tipo aqueles figurantes, que entram “mudos e saem calados”, pois ninguém os notam, pedindo e quase que implorando um trocado para seu sustento em frente ao metrô, ou vagando sem rumo nas proximidades da rodoviária, sempre “a margem” dos personagens centrais, sem um “flash” se quer.

Bom, isto é apenas uma cena, de vários capítulos que acontece sempre no mesmo horário e no mesmo canal, revelando os frutos desta sociedade, ou diria deste “elenco” que reina neste ambiente, ou melhor, neste cenário.

– Quanta disparidade… corta!!! Quando que esses figurantes vão roubar a cena? Será que isso está nos “scripts” da novela? Você consegue mudar esse final?

– Ok, entendi! Você é apenas um telespectador do Telebrasília…

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

1 day ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

1 day ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

1 day ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

2 days ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

2 days ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

2 days ago