Governo Alckmin já fechou 1.160 salas de aula em todo o estado de São Paulo

O número de salas de aula fechadas em escolas estaduais paulistas chegou hoje (18) a 1.160, de acordo com levantamento parcial do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), em 48 das 93 regiões em que divide o estado. A entidade afirma que também tem recebido denúncias de fechamento de turnos e recusa de matrículas.

Só no município Mauá, no ABC paulista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) fechou 52 salas. No interior do estado, em Araçatuba foram 50, em Franca, 45, e em Ribeirão Preto, 36, de acordo com o levantamento. Em três escolas de Santo André, no ABC, o período noturno foi fechado. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, duas escolas também fecharam turnos, uma à noite e outra à tarde.

Na segunda-feira, primeiro dia do ano letivo, o número de salas de aula fechadas contabilizado era 1.112. Na ocasião, a Secretaria Estadual de Educação informou que o remanejamento é “uma ação administrativa que sempre aconteceu”, que a “readequação do número de salas de aula é rotina a cada início de ano letivo” e que a rede estadual deixou de receber 143.600 matrículas neste ano.

Do outro lado, o sindicato acusa o governo Alckmin de realizar uma reorganização escolar disfarçada, já que o projeto original do Executivo estadual foi suspenso pela Justiça duas vezes, a última em janeiro. A proposta de “reorganização”, apresentada no ano passado sem debate com a comunidade escolar, pretendia fechar pelo menos 94 escolas e transferir compulsoriamente 311 mil estudantes.

Como resposta os alunos ocuparam escolas da rede estadual, movimento que chegou a 213 colégios no seu auge, em 2 de dezembro. Após 25 dias de intensa mobilização, o governador suspendeu o projeto e, em seguida, o então secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, pediu demissão.

“Estão sendo fechadas salas de aula e estava em curso um projeto de reorganização. Ora, esse movimento não é outra coisa senão uma reorganização silenciosa”, afirma a presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel. Para fazer frente a essa política, o sindicato continuará mobilizando a população e pressionando o governo, em protestos e manifestações.

Fernão Dias
Na escola Fernão Dias, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, parte dos alunos que participaram da ocupação da escola e que haviam sido transferidos compulsoriamente para o período noturno voltou para as turmas da manhã, após pressionar a diretoria da escola. O colégio foi o primeiro a ser ocupado na capital paulista e segundo no estado, e acabou tornando-se um marco na luta dos estudantes após permanecer uma semana sitiado pela Polícia Militar.

Aos alunos, a direção da escola informou que recebeu estudantes vindos do ensino fundamental municipal, e que por isso tiveram que remanejar os terceiros anos, por meio de um sistema eletrônico que realiza um sorteio. No período da manhã, a escola ficou com nove turmas de primeiro ano, dez de segundo, e quatro de terceiro.

Após pressão dos alunos, a direção concordou em distribuir os alunos de uma das salas de primeiro ano entre as demais e voltar a turma de terceiro ano para a manhã.

Recent Posts

Paulinho Moska apresenta em Campinas show que marca seus 30 anos de carreira

(foto rafael ianni - divulgação) Paulinho Moska sobe ao palco do Sesc Campinas no sábado,…

6 hours ago

MEI em três faixas reduz burocracia, gera emprego e aumenta arrecadação do INSS

(foto ricardo stuckert) O governo Lula teve duas grandes propostas econômicas que atendeu a população…

6 hours ago

Cuba busca fazer reformas para escapar do bloqueio e do controle total dos EUA

(foto Mehmet Turgut Kirkgoz -pxl) A reforma econômica e do Estado em Cuba, discutida nesta…

8 hours ago

Entre passado e presente, show de Lyra Grazie circula pelo folk, música celta e new age

(foto vanessa vaz - divulgação) Com uma trajetória marcada pela valorização das tradições do folk…

8 hours ago

Festival de Inverno ocupa praça de Barão Geraldo com música, gastronomia e feira criativa

Sacicrioulo (foto dalton chub - divulgação) O 3º Festival de Inverno de Barão Geraldo ocupa…

9 hours ago

Concurso de talentos e espetáculo cênico-musical dão visibilidade à arte LGBT+ em Campinas

"Sereia sem Mar" (foto rodrigo cordeiro - divulgação) Dois eventos neste fim de semana destacam…

9 hours ago