CPqD desenvolve bateria para armazenar energia gerada em residências e empresas

A geração de energia elétrica em residências ou empresas, chamada de microgeração de energia elétrica (ou geração descentralizada) por meio de placas fotovoltaicas pode ganhar uma aliado importante.

Pesquisadores de Campinas do CPqD estão desenvolvendo com a PHB Eletrônica um sistema de armazenamento de energia em baterias de alto desempenho.  A pesquisa, que deve terminar em 2018, é financiada pelo Fundo Tecnológico do BNDES.

 “O foco dos novos produtos é o mercado de micro e minigeração fotovoltaica, atendendo residências e instalações comerciais e industriais de pequeno e médio porte”, explica Ildo Bet, diretor técnico da PHB.

A geração de energia descentralizada é uma  tendência que vem ganhando força no Brasil, principalmente após a definição das regras e normas voltadas para o desenvolvimento desse mercado. No entanto, a integração de fontes renováveis intermitentes, como eólica e solar, às redes de energia elétrica tem sido motivo de preocupação para as concessionárias, uma vez que poderá criar condições de instabilidade nessas redes – especialmente quando a participação dessas novas fontes na geração tiver um aumento significativo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Feira de Barão é palco de programação natalina especial até 12 de dezembro

(foto divulgação) De 14 de novembro a 12 de dezembro de 2026, a Feira de…

18 hours ago

Além de Trump, população dos EUA também rejeitou instalação de data centers

(imagem patchon in motion - pxl) Os eleitores dos Estados Unidos deram um recado contrário…

19 hours ago

Quilombo Urbano recebe pocket show de forró pé de serra com o Trio Turbilhão

(foto julia bravo - divulgação) O Trio Turbilhão apresenta um pocket show gratuito no Quilombo…

19 hours ago

Hate Moss leva sua mistura de pós-punk, eletrônica e experimentação sonora ao Jardim do Sesc

(foto soneca - divulgação) O duo ítalo-brasileiro Hate Moss abre sua nova turnê pela América…

1 day ago

Feira da Reforma Agrária terá shows de Linn da Quebrada, Chico César e Juliana Linhares

A música ocupa lugar de destaque na programação cultural da 3ª Feira da Reforma Agrária…

2 days ago

Cineteatro exibe animação premiada, curtas e drama sobre a contaminação por agrotóxicos

"Citrotoxic" (foto divulgação) Uma animação nacional premiada, curtas produzidos no interior paulista e um drama…

2 days ago