O projeto ofereceu mais de 100 horas de oficinas gratuitas, ao longo de sete meses, sobre lógica de programação, software livre e desenvolvimento de programas e jogos para 12 jovens com idades entre 13 e 16 anos. Algumas linguagens como HTML, CSS e Python foram trabalhadas com os alunos.
Com o auxílio de programadores que ministraram as oficinas aulas, os jovens foram estimulados a desenvolverem os próprios programas. Os projetos, jogos e páginas web, estarão disponíveis no site do projeto, onde poderão ser testados. Os códigos de desenvolvimento dos programas também serão disponibilizados para quem quiser fazer suas próprias criações.
Um dos objetivos do projeto Jovem Hacker é auxiliar na formação de uma geração que seja autônoma tecnologicamente e que, consequentemente, esteja melhor preparada para definir os rumos do desenvolvimento tecnológico na cidade e no país. Por isso mesmo, o projeto é baseado em princípios da chamada “Ética Hacker”, como uso de software livre, compartilhamento livre de códigos de programação e trabalho colaborativo.
O programa Jovem Hacker – Edição Cultura Digital foi contemplado pelo Edital nº 33/2014, “Concurso de apoio a projetos especiais – moda, gastronomia, artesanato e cultura digital – no Estado de São Paulo”, do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Em 2014 foi realizada uma experiência piloto do projeto, quando uma turma formada por dez pessoas foi selecionada. Os jovens trabalharam com a linguagem Scratch e cada participante desenvolveu um jogo como produto final. Os jogos criados por eles podem ser conferidos neste link.
Quando: 05/12/2015 (sábado), às 15h
Onde: Sede do Minha Campinas – Av. Nestor Castanheira, 80 – Vila Industrial Campinas/SPConfira mais sobre o projeto no SITE
Informações: Gabriel Fedel (programador, oficineiro e realizador). Contato – (19) 99275-3221