Ícone do site CartaCampinas

Impeachment de Dilma Rousseff deve estar na pauta do Congresso do PSOL

Luciana Genro

Os principais nomes do PSOL, incluindo ex-candidata a presidente Luciana Genro (PSOL-RS), estarão reunidos de hoje (4) até o dia 6 de dezembro, com filiados e militantes em Brasília para participar do 5º Congresso Nacional do PSOL.

O impeachment de Dilma Rousseff (PT), encaminhado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deve ser um dos temas quentes do congresso. O presidente nacional do partido, Luiz Araujo, afirmou que o partido faz oposição de esquerda ao governo Dilma e combate seu pacote de ajuste fiscal.

“Da mesma forma, temos defendido rigorosa apuração de toda corrupção no Brasil, com o fim do financiamento privado das campanhas eleitorais. No entanto, concordar com o impeachment é reforçar a estratégia da direita de acelerar o ajuste e a pauta conservadora. Os trabalhadores foram enganados por Dilma, mas ela foi eleita. Entregar o governo pra direita é acelerar processo de perda de direitos.(…) Não ajudaremos Cunha e a direita se fortalecerem, ao mesmo tempo em que aprofundaremos nosso apoio às mobilizações contra o ajuste e o retrocesso”, disse em nota.

O PSOL Campinas participa deste encontro com muitos representantes. O presidente do partido na cidade, Arlei Medeiros, o vereador Paulo Bufalo, que também é presidente estadual do partido, estudantes e filiados também foram para Brasília.

No cenário nacional o partido ficou conhecido primeiro por não aceitar o financiamento privado de campanha e por ações como a CPI das Milícias, no Rio de Janeiro; as CPIs da Dívida Pública, do Trabalho Escravo e do Tráfico Humano; contra a MP da grilagem de terras e contra o Código Florestal e nas manifestações contra Sarney e Renan Calheiros.

O evento é o principal encontro e acontece a cada dois anos. O partido deve definir posições sobre a Conjuntura Nacional, as diretrizes para as eleições de 2016, além de definir a nova Direção Nacional, Comissão de Ética, novo Conselho Fiscal e o novo diretor presidente da Fundação Lauro Campos. No dia 15 de setembro de 2015 o PSOL completou 10 anos de registro.

Serviço:
5º Congresso Nacional do PSOL
Dias: 4,5 e 6 de dezembro
Local: Brasília-DF

Sair da versão mobile