Eu acreditei que a Venezuela era uma ditadura do partido de Hugo Chaves

Durante anos, eu acreditei que a Venezuela era uma ditadura de Hugo Chaves e depois de Nícolas Maduro, portanto um país sem oposição legalizada.

Acreditei que as eleições eram fraudadas, que os opositores eram o lado bom de um país em frangalhos; que o governo não tinha o apoio da população e atacava os meios de comunicação.

Fui informado por repórteres e apresentadores da Globo, Band, CBN e outros que lá, por isso, era o pior lugar do mundo, sem liberdade, sem eleições livres, onde opositores moderados e inocentes eram presos.

Mas vitória da oposição sobre o partido do ex-presidente Hugo Chaves (PSUV) na Venezuela mostrou o quanto eu fui enganado, junto com toda a população brasileira por essas emissoras e seus comentaristas, sem qualquer pudor.

Durante antos, repórteres e comentarias me enganaram dizendo que a Venezuela era uma ditadura e, portanto, sem democracia.

Eu acreditei.

De repente, a oposição ganha as eleições parlamentares e ninguém pede desculpas à população brasileira por ter desinformado de forma escancarada e tosca.

Ou ao menos poderiam dar a notícia mais inusitada e engraçada de todos os tempos: “Pela primeira vez na história mundial a oposição vence eleições em uma ditadura”.

Vale lembrar que ditadura não tem eleições, e quando tem, não tem partidos de oposição, como aconteceu no Brasil pós-64, quando restou Arena (PDS depois PFL e agora DEM) e o PMDB. Ambos partidos da situação (um oficial, outro extra-oficial) que aceitaram a ditadura.

Querem criticar a política, os erros, os equívocos e as bobagens do governo venezuelano, ok. Legal, isso é jornalismo.

Poderiam mostrar os problemas da Venezuela, as mazelas, mas não mentir, omitir, manipular, deturpar.

Afinal, em uma democracia minimamente respeitável não existem emissoras de TV que omitem, deturpam e mentem sem pedir, ao menos, desculpas.

Conhece algum lugar assim?

Recent Posts

Música caipira de Campinas anima a 4ª Festa das Nações de Joaquim Egídio

(foto geovane cougo - divulgação)  O projeto cultural Oficinas de Música Caipira, de Campinas, está…

5 hours ago

Ateliê abre vagas de oficina gratuita de fotografia para professores e educadores

O projeto ensina como educadores podem usar a fotografia analógica como ferramenta de sala de…

6 hours ago

Espetáculos do Projeto Terror em Cena chegam ao Centro Cultural Casarão e à Unicamp

(imagem paula arielly - divulgação) A temporada de estreia do Projeto Terror em Cena, assinado pelo…

12 hours ago

Show de Zé Ibarra leva a nova cena da música brasileira ao Teatro Castro Mendes

(foto Elisa Maciel - divulgação) A nova geração da música brasileira ganha destaque em Campinas…

13 hours ago

‘O Legítimo Pai da Bomba Atômica’ reflete sobre ciência, ética e o uso de armas de destruição em massa

(foto mari jacinto - divulgação) O espetáculo teatral "O Legítimo Pai da Bomba Atômica" será…

14 hours ago

Cordelista Samuel de Monteiro lança livro em sarau poético na Biblioteca do Bonfim

(foto pedro quintans - divulgação) O cordelista, poeta e compositor Samuel de Monteiro lança o…

16 hours ago