Documentário celebra os 17 anos de palhaçada da Cia Suno

Na próxima segunda-feira, 14, será lançado no Centro de Memória do Circo, local tradicional criado para homenagear e guardar a memória do circo, o documentário “Cia Suno: um documentário sobre os 17 anos de palhaçada”, dirigido por Dino Menezes. O documentário celebra os 17 anos da Cia Suno e mostra as dificuldades e alegrias da profissão.

Para fazer esse documentário, o diretor acompanhou doze espetáculos, entrevistou pessoas da plateia, técnicos e profissionais do universo circense. Na ocasião, Helena Figueira e Duba Becker entram em cena para mostrar ao público o número “De Partida” e também participam de uma roda de conversa com os presentes, acompanhados do diretor do documentário.

Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos (SP).

Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a “Identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara.

Hoje, radicada em Barão Geraldo (SP), a Cia Suno tem doze espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico “A Bailarina e o Palhaço”, que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; até o dinâmico “Estripulias no Circo”, que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Lançamento do Documentário: “Cia Suno: um documentário sobre os 17 anos de palhaçada”
Centro de Memória do Circo – Avenida São João, 473 – Centro – SP
14 de Dezembro – 15h
Livre
Grátis

Cronograma:

15h – APRESENTAÇÃO DO NÚMERO DE PARTIDA – COM HELENA FIGUEIRA E DUBA BECKER
15H20 – MOSTRA DO DOCUMENTÁRIO
16H – RODA DE CONVERSA COM O DIRETOR DO DOCUMENTARIO
16H30 COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO

Recent Posts

A realidade nebulosa da exposição coletiva sobre luz e sombra na Galeria Contempo

Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…

16 hours ago

‘Assaga: Uma Aventura de Palhaça’ coloca a experiência feminina no centro da cena

(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…

16 hours ago

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

24 hours ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

24 hours ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

2 days ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

2 days ago